Por que devemos te contratar: melhores respostas

Por que devemos te contratar

Por que devemos te contratar? Apesar de ser uma pergunta comum durante uma entrevista de emprego, muita gente ainda tem dificuldade para responder esse questionamento.

O problema é que isso aumenta os riscos de você dar uma resposta genérica ou comprometedora, que pode até te desclassificar do processo seletivo. A única forma de evitar esse cenário é entender como responder essa pergunta – por que devemos te contratar.

Neste artigo, explicaremos como responder de forma estratégica e criar a melhor resposta para convencer o recrutador porque devem te contratar e o motivo pelo qual você é o candidato certo para a vaga.

 

Por que o recrutador pergunta “por que devemos te contratar”?

Um dos principais propósitos da pergunta por que devemos te contratar é avaliar se o candidato combina com a cultura da empresa e se tem o perfil profissional que ela busca. Ou seja, o recrutador quer saber se o candidato está alinhado às expectativas da organização.

Outro motivo que leva o entrevistador a fazer esse questionamento é avaliar se o candidato conhece as necessidades da empresa. O recrutador busca entender o que se o profissional atende as necessidades da vaga e se está realmente interessado na vaga.

Dependendo do cargo e da estratégia utilizada pelo recrutador no processo seletivo, o recrutador também pode fazer essa pergunta para avaliar a capacidade de argumentação do candidato. Afinal, algumas funções podem exigem um profissional que sabe se comunicar muito bem e defender o seu ponto de vista.

Tudo isso mostra que a pergunta “por que devo te contratar” não é feita por acaso. O recrutador realmente utiliza esse momento da entrevista para avaliar características que podem ser decisivas na sua contratação.

 

Quais erros devem ser evitados ao responder “por que devemos te contratar”?

Antes de explicar a melhor forma de responder essa pergunta, é importante conhecer quais erros devem ser evitados nesse momento da entrevista.

Assim, você pode evitá-los na hora de responder o recrutador.

Entenda quais são esses erros a seguir.

 

4 Erros fatais ao responde porque devem te contratar

      1. Não se preparar para esse momento da entrevista
      2. Apenas repetir informações do currículo
      3. Elogiar a si mesmo
      4. Falar que precisa de dinheiro

1.    Não se preparar para esse momento da entrevista

Apesar de ser uma daquelas perguntas clássicas feitas durante a entrevista de emprego, nem sempre as pessoas se preparam para respondê-las.

Como resultado, elas falam respostas genéricas e evasivas, que demonstram insegurança e desconhecimento. E nada disso será bem-visto pelo recrutador.

2.    Apenas repetir informações do currículo

Quem não se prepara para a entrevista pode cometer o erro de simplesmente repetir o que está no currículo. No entanto, o recrutador já conhece todas as informações desse documento.

A entrevista é justamente para conhecer características do candidato que não estão no currículo ou se aprofundar em algo que consta no documento. Por isso, o ideal é que a resposta inclua informações mais detalhadas e que o recrutador ainda não conhece, mas que reforçam suas habilidades para o cargo.

3.    Elogiar a si mesmo

Outro erro comum ao responder essa pergunta sobre porque a empresa deve te contratar é elogiar a si mesmo. Ou seja, listar uma série de elogios que justificam a sua crença de que você é a pessoa certa para a vaga, mas sem argumentos sólidos para justificar essa fala.

Por exemplo, o candidato pode dizer “acredito que a empresa deve me contratar porque sou um profissional muito produtivo, focado, dedicado etc.”

O problema é que qualquer pessoa pode fazer elogios a si mesma. O que o recrutador quer saber é porque você recebe esses elogios. Então traga exemplos que sustentem esses adjetivos.

Ou seja, você precisa utilizar argumentos que convençam o recrutador de que você é o profissional certo para aquela vaga. Simplesmente fazer elogios a si mesmo não é a melhor estratégia para isso.

Além disso, nunca diga que você é melhor que os outros candidatos no processo seletivo, afinal você não conhece quem está no processo. Ainda que conheça quem está concorrendo com você, não pega bem falar mal dos outros. Então foque em si mesmo e em suas sinergias para agregar valor à empresa.

4.    Falar que precisa de dinheiro

Falar para o recrutador que a empresa precisa te contratar porque você precisa de dinheiro, tem contas para pagar ou está passando por dificuldades financeiras, também não é uma boa resposta.

Mesmo que você realmente esteja nessa situação, é importante lembrar que todos os participantes no processo seletivo podem estar enfrentando desafios diversos. Além disso, todo mundo tem contas para pagar.

E se todos tem essa mesma característica, advinha quem a empresa vai escolher? Aquele que se diferencia dos demais.

Lembre-se de que a entrevista é um momento de negociação. A empresa vai pagar pela prestação de serviço do funcionário. Em contrapartirda, espera contratar a pessoa que melhor irá ajuda-la com suas demandas e agregar valor ao negócio.

Então saiba vender o seu trabalho e convencer o cliente (no caso, o recrutador) de que vale a pena investir no seu talento e nas suas habilidades.

 

Como responder “por que devemos te contratar”?

Não existe uma resposta certa ou um roteiro exato para responder essa pergunta. No entanto, você pode utilizar algumas estratégias para criar uma resposta que demonstre que você é capacitado para a vaga.

Confira abaixo quais o passo a passo para elaborar essa resposta de forma estratégica.

 

4 Dicas para responder porque devem contratar você

      1. Analise o anúncio da vaga;
      2. Crie uma resposta alinhada ao anúncio da vaga;
      3. Fale sobre seus resultados;
      4. Treine a sua resposta em casa.

1. Analise o anúncio da vaga

O primeiro passo para responder essa pergunta é analisar o anúncio da vaga. Esse anúncio é uma ferramenta estratégica utilizada pela empresa para mostrar quem é o candidato que ela procura, quais problemas ele precisa resolver e qual é a identidade da organização.

O objetivo dessa estratégia é atrair os profissionais compatíveis com as características do anúncio para o processo seletivo. Por isso, ao estudar a descrição desse anúncio, é possível entender qual perfil profissional a empresa está buscando.

2. Crie uma resposta alinhada ao anúncio da vaga

O próximo passo é criar uma resposta alinhada ao anúncio da vaga. Isso significa que a resposta deve estar relacionada às necessidades, problemas e exigências da empresa para o cargo.

Para isso, você deve destacar seus pontos fortes e mostrar que possui as habilidades e competências necessárias para atender as demandas da empresa, solucionar problemas e agregar valor aos resultados do negócio.

Dessa forma, você demonstra que tem as hard skills e soft skills necessárias para o cargo e que se identifica com a cultura organizacional.

3. Fale sobre seus resultados

Uma estratégia eficiente para melhorar sua resposta é mencionar alguma atividade prática que comprove suas habilidades e sua compatibilidade com o cargo.

Essa atividade pode envolver algum resultado alcançado em outras empresas, participação em um projeto voluntário ou conquista de algum projeto pessoal.

O importante é que a atividade demonstre que você domina, tem experiência e obteve sucesso em alguma área relevante para a empresa.

4. Treine a sua resposta em casa

Explicar ao recrutador por que você é o candidato ideal para a vaga de forma estratégica exige tempo, estudo e esforço para entender como responder às demandas da empresa.

Por isso, é importante pensar, elaborar e treinar a resposta dessa pergunta em casa. Isso ajuda a reduzir o nervosismo e ansiedade, além de deixar mais seguro durante a conversa com o recrutador.

Lembre-se de que quando demonstramos segurança ao falar, também transmitimos credibilidade. E isso pode te ajudar a se diferenciar da concorrência.

 

Por que devo te contratar: Exemplos de resposta

Aprender com exemplos é muito mais fácil. Por isso, preparamos duas respostas hipotéticas aplicando as estratégias mencionadas anteriormente para te inspirar a responder o recrutador durante a entrevista.

Confira!

Exemplo de resposta para pergunta: por que devemos te contratar?

 

Exemplo 1

“Percebi que a empresa está investindo na sua plataforma online para aumentar suas vendas. Tenho três anos de experiência trabalhando como gerente de e-commerce.

Nesse período, criei um projeto com o meu time que ajudou a empresa a aumentar suas vendas em 30% por meio das redes sociais. Por isso, acredito que tenho a expertise necessária para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos com sua loja online.”

 

Exemplo 2

“Com base na descrição da vaga, percebi que a empresa busca um analista de SEO mais sênior, que consiga otimizar o site da empresa e aumentar suas conversões.

Tenho dois anos de experiência nessa área. Nesse período, eu e meu time conseguimos resolver alguns problemas de SEO técnico e fazer mudanças que impactaram a experiência do usuário. Isso foi fundamental para que o site da empresa ficasse entre os primeiros colocados do Google no seu nicho.

Embora não tenha sido responsável pela liderança do projeto, tive uma participação direta em sua execução e sucesso. Além disso, estou fazendo um curso para melhorar minhas habilidades de liderança e continuar angariando novas responsabilidades.

Por isso, acredito que consigo assumir as responsabilidades do cargo, fazer um bom trabalho e, se necessário, gerenciar um time de analistas ou estagiários na empresa.”

 

Agora, você só precisar usar nossas dicas para pensar em uma boa resposta para o recrutador, treinar em casa até se sentir seguro e aumentar suas chances de contratação!

Então pense no assunto e esteja preparado para a pergunta: por que devemos te contratar?

Precisa de ajuda para se preparar para todas as perguntas da entrevista? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e veja como podemos te ajudar!

por que devemos te contratar

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.