O ambiente corporativo tem altos e baixos, a pressão é alta, mas também há momentos de realização e felicidade. Para se manter estável e saudável, desenvolver a inteligência emocional no trabalho é importante para superar os desafios do dia a dia, melhorar os relacionamentos e se manter produtivo e motivado durante a trajetória profissional.
Contudo, para aperfeiçoar essa habilidade é necessário muito foco e vontade de se superar todos os dias, pois nem sempre vamos gostar de receber feedback, ou de fazer uma autoanálise e autocrítica para buscar formas de melhorar.
Para ajudar nessa tarefa, vamos entender a importância de desenvolver a inteligência emocional no trabalho e estar preparado para crescer profissionalmente em um ambiente tão competitivo. Confira!
O que é inteligência emocional (IE)?
Os seres humanos são complexos e dentro de cada um de nós existem múltiplos sentimentos que são acionados por meio de situações internas e externas. A forma como lidamos com cada ocorrência identifica se temos, ou não temos, uma inteligência emocional aprimorada.
Amor, raiva, ansiedade, alegria, estresse são alguns exemplos de sentimentos que precisam ser gerenciados, principalmente no ambiente corporativo e isso requer muito esforço e determinação, pois não é uma tarefa fácil.
A inteligência emocional é uma forma de conciliar o lado emocional com o lado racional do cérebro e, com isso, transformar emoções negativas em positivas, facilitando a forma de lidar com situações adversas e superar dificuldades com mais eficiência.
Como fortalecer a inteligência emocional?
Para compreender como evoluir sua IE existem alguns pilares importantes a serem seguidos, de modo a obter sucesso nos resultados.
Autoconhecimento
Atentar-se às reações diante das diversas situações no dia a dia é importante para que a pessoa compreenda a si mesma e saiba o que a prejudica ou a favorece. Não é fácil, pois são muitos sentimentos, e parar para pensar em cada um deles requer dedicação e cuidado em prol de resultados positivos.
Domínio das emoções
Após conhecer esses sentimentos e o que dá origem a cada um deles, a pessoa será capaz de dominá-los, lembrando que dominar não significa esconder, e sim saber a forma correta de reagir a cada situação, a fim de não se prejudicar ou prejudicar o outro.
O autoconhecimento em conjunto com o domínio das emoções gera sabedoria e confiança na tomada de decisões, propiciando mais benefícios.
Motivação
Transformar pensamentos negativos em positivos, e utilizá-los na execução das atividades pode transformar todo o ambiente ao seu redor. Estar motivado para quando as adversidades acontecerem é importante para que o profissional consiga pensar com mais clareza e apresente as melhores soluções para aquela determinada situação.
Empatia
Em um ambiente de trabalho, ou mesmo fora dele, se colocar no lugar do outro ajudará na reação e nas decisões perante as situações do dia a dia. E isso é importante para manter a positividade do clima organizacional e fortalecer os vínculos profissionais, capazes de influenciar na produtividade do setor.
Relacionamento interpessoal
Cultivar bons relacionamentos é indispensável para desenvolver ambientes mais favoráveis ao desempenho e à qualidade de vida das pessoas. Quando a pessoa está atenta às suas emoções e às emoções do outro, fica mais fácil criar um clima harmonioso e contagiar todos ao seu redor.
Por que é importante desenvolver a inteligência emocional no trabalho?
Após conhecer as formas de desenvolver a IE e as colocar em prática, as vantagens serão muitas, pois, em grande parte das empresas, essas competências se tornam mais importantes do que as qualidades técnicas. Vamos conhecer algumas dessas vantagens?
Redução dos níveis de estresse e ansiedade
Mesmo que a rotina seja tensa e a pressão seja grande, uma inteligência emocional aprimorada auxiliará o profissional a não se deixar abater por esses sentimentos negativos, e a realizar suas atividades com eficiência e qualidade.
Diminuição dos conflitos nos relacionamentos
Dominar as emoções propicia a manutenção de uma mente focada no que realmente importa e na racionalização das decisões, favorecendo a redução de alguns conflitos desnecessários e fortalecendo os vínculos positivos no ambiente de trabalho.
Melhora nos relacionamentos interpessoais
Quando a inteligência emocional é praticada, a pessoa se torna mais consciente das suas reações e das reações dos outros, favorecendo o diálogo e o respeito, e tornando o ambiente interno mais harmonioso para a execução das atividades.
Desenvolvimento da empatia
A necessidade de se colocar no lugar do outro antes de expor opiniões ou tomar decisões é tão importante quanto ouvir suas considerações. Portanto, praticar empatia é peça fundamental para desenvolver a inteligência emocional.
Maior equilíbrio emocional
Manter-se equilibrado dentro e fora do ambiente de trabalho faz bem tanto para a saúde da mente quanto do corpo. Procure praticar atividades que o ajudem a manter esse equilíbrio mesmo diante das adversidades. Meditação pode ajudar muito nesse processo.
Clareza nos objetivos, ações e metas
A inteligência emocional estimula o cérebro a pensar fora da caixa e essa atitude se reflete na forma como o profissional conduzirá sua carreira no dia a dia e no futuro, aumentando sua responsabilidade com as metas estabelecidas e identificando o que deve ser feito para concluí-las.
Aumento da capacidade de tomada de decisões
Com as emoções controladas é possível tomar decisões mais efetivas, pois seu cérebro estará mais focado e mais lúcido, não se envolvendo tanto com o que se passa ao redor, mas atento em gerar a melhor resolução para o problema.
Melhor administração do tempo e produtividade
Quando conseguimos dominar nossos sentimentos é mais fácil distinguir aquilo que é mais importante daquilo que é menos importante. Esse discernimento nos oferece a possibilidade de treinar o cérebro para nos ajudar a resolver as atividades com mais agilidade e perfeição, o que aumenta nossa produtividade e garante uma gestão do tempo mais eficaz.
Aumento da autoestima e autoconfiança
Ao alcançar as vantagens acima, automaticamente os benefícios da inteligência emocional refletem na autoestima e na autoconfiança, gerando pessoas e profissionais com atitudes mais responsáveis com a empresa, com os pares e com ele próprio, pois o primeiro pilar da IE é o autoconhecimento. Quando a pessoa se conhece e sabe o que é melhor para si, não aceita qualquer coisa.
Inteligência Emocional no Trabalho
Nesse conteúdo, abordamos um tema muito delicado, mas muito importante para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso: a inteligência emocional no trabalho. Ao conhecer melhor essa qualidade tão apreciada pelas empresas, um candidato ou um colaborador já efetivado terá mais chances de ser visto e reconhecido, pois a IE é um grande diferencial em um mundo onde a inteligência artificial está cada vez mais presente.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado