6 fatores importantes na escolha de emprego

Fatores importantes na escolha de emprego

Um bom salário não é mais o único fator decisivo na hora de buscar uma oportunidade de trabalho. Afinal, o mercado mudou, alterando também as relações e expectativas de trabalho. Por isso, hoje, existem outros fatores importantes na escolha de emprego, que devem ser analisados por empresas e candidatos antes do início do processo seletivo. Caso contrário, as duas partes podem ser prejudicadas por conta de uma contratação inadequada.

Para evitar esse problema, neste artigo, explicaremos quais são os fatores importantes na escolha de emprego, tanto para empresas quanto para candidatos.

Continue a leitura!

 

O que os candidatos avaliam na hora de escolher uma oportunidade de trabalho?

Muitas vezes, as empresas não conseguem contratar um bom profissional para uma vaga em aberto porque desconsideram a existência dos fatores importantes na escolha de emprego.

Por conta das mudanças recentes do mercado de trabalho, além da remuneração, hoje, as pessoas também se preocupam com pelo menos outros 6 fatores importantes na escolha do emprego.

Conheça cada um deles a seguir:

1- Reputação da empresa

Para a maioria dos candidatos, além do salário, a reputação e o reconhecimento da empresa são os fatores mais importantes na hora de analisar uma oportunidade de emprego.

Pelo menos é o que indica os resultados de uma pesquisa conduzida pelo Indeed em parceria com a Censuswide. De acordo com o estudo, cerca de 94% dos entrevistados afirmaram que a reputação da empresa é importante durante a análise de uma nova oportunidade de trabalho.

Entre os fatores importantes na escolha de emprego, a reputação da empresa é ainda mais relevante para homens acima dos 55 anos que buscam ou recebem novas propostas de emprego.

Mas por que a reputação da empresa é tão importante? Porque ela é resultado de um conjunto de fatores responsáveis por construir a imagem da marca diante de profissionais, parceiros de negócio e consumidores.

O relacionamento com os funcionários e clientes, a comunicação com o público e o posicionamento ético, por exemplo, são alguns dos fatores determinantes na reputação de uma marca.

Quando essa imagem da empresa é positiva e forte, os profissionais, especialmente aqueles mais talentosos, tendem a se interessar e se empenhar mais para trabalhar no negócio.

Isso significa que empresas interessadas em atrair e reter talentos para crescer e se destacar no mercado precisam se preocupar em implementar ações que fortaleçam a sua reputação perante o mercado.

 

2- Reconhecimento da empresa

A pesquisa da Indeed também revelou que 86% dos entrevistados preferem se candidatar a vagas de empresas com nomes reconhecidos no mercado.

Em outras palavras, empresas conhecidas pelos produtos que desenvolvem, pelo tempo de mercado ou pelas suas campanhas publicitárias, por exemplo, geralmente atraem mais candidatos.

É o caso do Google, Nestlé e Natura, algumas das marcas que lideram o ranking de empresas do sonho para trabalhar, divulgado pelo Grupo Cia de Talentos.

Isso indica que, além de uma boa reputação, entre os fatores importantes na escolha de emprego, é essencial que as empresas trabalhem para divulgar sua marca no mercado, atingindo seu público-alvo e atraindo profissionais interessados na proposta e no trabalho da organização.

 

3- Cultura da empresa

A cultura organizacional reflete a missão, visão e valores, e os princípios éticos e morais que orientam todas as rotinas, procedimentos, atitudes e comportamentos adotados pela empresa e seus colaboradores.

Ou seja, buscando informações sobre a cultura empresarial de um negócio, os candidatos podem entender como é trabalhar em uma determinada empresa.

Assim, eles podem avaliar se eles conseguem se adaptar ao ambiente de trabalho, ao clima, aos relacionamentos, à rotina e a forma como a empresa gerencia pessoas e projetos.

Em outras palavras, os profissionais conseguem analisar se têm fit cultural com a empresa e se conseguiriam se integrar e familiarizar com as características do negócio.

Afinal, caso eles não consigam fazer essa adaptação, provavelmente, eles não serão produtivos, nem satisfeitos com o emprego, o que aumenta suas chances de deixar seu cargo assim que surgir uma nova oportunidade.

Para se ter uma ideia da importância da cultura da empresa na hora de atrair talentos, segundo a pesquisa da Indeed, 97% dos entrevistados entre 45 e 54 anos afirmam que buscam informações sobre como é trabalhar para a empresa antes de se candidatar.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de cultura empresarial, e que não existe uma cultura certa ou errada, mas existem culturas menos e mais adequadas para perfis distintos de pessoas. Por isso, é importante deixar as características da cultura organizacional claras para atrair os profissionais com o perfil mais adequado para a empresa.

 

4- Oportunidade de crescimento

Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados consideram que ter oportunidades de crescimento é fundamental na hora de escolher uma vaga de emprego.

Isso porque as pessoas esperam que os esforços e empenho dedicados ao trabalho resultem em chances de promoção, aumento de salário, entre outros benefícios.

Ou seja, elas esperam trilhar uma carreira, crescer na empresa e ter seu trabalho reconhecido. Por isso, empresas que oferecem um bom plano de carreira tendem a se destacar e atrair bons candidatos.

Não é surpresa que entre os fatores importantes na escolha de emprego está a oportunidade de crescimento, afinal, o profissional almeja uma melhoria na sua vida e espera que com o seu aprendizado contínuo e contribuição para a empresa, consiga crescer com ela.

 

5- Benefícios oferecidos

Além dos benefícios garantidos por lei, muitas empresas adotam outras medidas vantajosas para os funcionários.

São os chamados benefícios espontâneos, ou seja, a empresa não tem a obrigação legal de oferecê-los, mas investe nisso para melhorar o engajamento, o clima organizacional e a atração e retenção de talentos no negócio.

Plano de saúde e odontológico, day off no aniversário, desconto em cursos ou bolsas de estudo, são alguns exemplos de benefícios que entram nessa categoria e que tornam uma vaga de trabalho mais atraente.

Para se ter uma ideia da importância desse fator, 46% dos entrevistados afirmaram que os benefícios oferecidos pelas empresas podem fazer a diferença na hora de escolher uma vaga de emprego.

 

6- Responsabilidades e exigências

A descrição das responsabilidades e exigências de um cargo também são decisivas durante o processo seletivo. Por isso, empresas e candidatos devem ficar atentos aos detalhes da vaga e, assim, evitar problemas de incompatibilidade ou inadequação.

No caso das empresas, o ideal é criar uma descrição detalhada, clara e objetiva da vaga, oferecendo ao candidato informações precisas sobre o e escopo e atividades da posição para atrair os profissionais certos para a função. Além disso, é importante tomar cuidado para não fazer exigências ou atribuir responsabilidades incompatíveis com o cargo.

Assim, os profissionais que buscam uma oportunidade podem ler essa descrição e verificar se atendem os requisitos da função, como competências e habilidades, experiência na área, qualificação específica e disponibilidade de horário de trabalho.

 

O que avaliar antes de se candidatar a uma vaga de emprego?

As empresas não são as únicas que precisam se preparar para um processo seletivo. Afinal, os profissionais que buscam uma nova oportunidade de trabalho também precisam avaliar alguns fatores importantes antes de se candidatar a uma vaga.

Caso contrário, eles correm o risco de serem contratados e não se adaptar à cultura da empresa ou às demandas do cargo, e então precisar reiniciar a busca para uma recolocação profissional ou transição de carreira.

Por isso, antes de enviar o seu currículo para alguma organização, é importante avaliar os seguintes critérios, que são fatores importantes na escolha de emprego:

    • Reputação da empresa;
    • Avaliações de colaboradores atuais e ex-funcionários;
    • Cultura da empresa;
    • Detalhes da vaga (requisitos, responsabilidades e benefícios);
    • Modelo de gestão/liderança adotado pela empresa;
    • Plano de carreira e oportunidades de crescimento.

Além de avaliar esses fatores, é importante que o profissional conheça seus objetivos de carreira e de vida, bem como seus potenciais e qualidades, de tal modo que sua escolha profissional direcione a sua vida ao sucesso que almeja.

Com base nessas informações, será mais fácil encontrar vagas em empresas compatíveis com seu perfil.

Caso necessário, o ideal é buscar orientação profissional especializada e obter ajuda para encontrar boas oportunidades e alcançar o sucesso profissional.

 

Conclusão

Existem vários fatores importantes na escolha de emprego que devem ser analisados antes do início de um processo seletivo.

Conforme explicado, empresas e profissionais precisam avaliar esses fatores com cuidado e fazer adaptações necessárias para encontrar bons candidatos ou boas vagas de trabalho.

Precisa de ajuda nessa busca? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e converse com os melhores profissionais para te ajudar nessa jornada!

fatores importantes na escolha de emprego

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.