Você sabe o que é metaverso ou como o metaverso pode mudar as carreiras do futuro? Muito se diz a respeito de quais são as profissões do metaverso, ou o que é preciso para trabalhar nesse novo ambiente.
Caso você ainda não tenha ouvido falar em metaverso, explicando de modo simples, o conceito mistura realidades aumentadas e ambientes virtuais, apresentando uma nova fronteira dos negócios, da educação e de tudo o mais que você pensa – da moda ao entretenimento.
E trabalhar utilizando o metaverso, é possível? Não só possível como factual: impulsionadas pela pandemia, as pessoas já estão começando cada vez mais a trabalhar digitalmente, com a ajuda da internet 5G.
No artigo a seguir, você vai entender como o metaverso pode mudar as carreiras do futuro, como já está modificando a atuação no mundo do trabalho, e como você pode se adaptar a essas mudanças!
O que é metaverso?
Antes de entrar no tema de o que é carreira metaverso, vamos destrinchar o que é metaverso. A palavra “meta” quer dizer algo que excede a natureza física das coisas. O termo “verso”, é a redução da palavra universo.
Assim, o metaverso pode ser considerado como o universo que excede as barreiras físicas do mundo real e é a mescla de realidade aumentada e ambientes virtuais. Ele pode ser entendido como uma vivência em um espaço virtual, mas com influências da vida real nesse universo.
O conceito não é novo, surgiu há dez anos com a obra de Neal Stephenson chamada “Snow Crash”, que sincroniza realidade e ficção através de um jogo onde um entregador de pizza na vida real é um samurai no universo virtual.
Depois disso, muitos jogos virtuais vieram e exploraram o metaverso como uma forma de imersão maior de seus jogadores, entre eles Second Life, Roblox, Fortnite e Minecraft.
Em 2021, Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, deu ainda mais destaque ao conceito ao modificar o nome de sua empresa para “Meta” e afirmar que o metaverso é o futuro da internet e da tecnologia em nossas vidas.
Quantos metaversos existem?
É importante destacar que não existe apenas um metaverso, mas vários. Cada interface que se utilize de uma tecnologia que crie uma realidade virtual é considerada um metaverso diferente do outro, com suas regras, dinheiro, objetivos e personagens próprios.
Desse modo, especialistas afirmam que, em um futuro próximo, teremos avatares virtuais que poderão conversar, trabalhar, ter uma vida social com amigos e familiares, e bens materiais em um universo online.
Enquanto isso, a imersão no metaverso já é uma realidade para uma quantidade significativa de brasileiros. Um levantamento do instituto de pesquisa Kantar Ibope Media mostra que 6% da população do país que usa a internet (cerca de 4,9 milhões de pessoas) já transitam por alguma versão do metaverso.
Ainda, a consultoria Gartner prevê que, em 4 anos, um em cada quatro usuários de internet do mundo vai gastar ao menos uma hora por dia nesses mundos virtuais.
O metaverso no ambiente de trabalho
O metaverso já faz parte do ambiente de trabalho de vários profissionais.
Ele é encontrado desde em reuniões interativas (real com virtual), até treinamentos especializados realizados à distância e de maneira totalmente virtual — o que diminui muito os custos de uma empresa.
Porém, os especialistas afirmam que, a médio e longo prazo, o metaverso irá modificar o mundo como conhecemos hoje, tendo influência direta no mercado como um todo e também na maneira em que interagimos e fazemos as coisas.
Assim, algumas organizações já demonstram interesse em contratar profissionais mais jovens e que já estão imersos nesse tipo de tecnologia. A capacidade técnica pode ser, inclusive, menos importante do que de fato estar engajado nesses universos.
Quais são as profissões do metaverso
Entender o que é metaverso facilitará entender como o metaverso pode modificar carreiras.
Novas profissões devem surgir com o advento do metaverso, e outras que já existem devem sofrer influência desta realidade virtual misturada ao mundo real.
De fato, a maior parte das novas profissões do metaverso estará concentrada na área de tecnologia e informação (TI).
Porém, áreas clássicas, como engenharia, arquitetura e administração também estarão no radar dos empregadores do metaverso. Um exemplo é a engenharia de produção, já que um dos desafios desta profissão é desenvolver estratégias e planejar a convivência harmônica entre o homem e a máquina nas grandes empresas.
Carreiras para o metaverso
Outra carreira que pode ser influenciada pelo metaverso é o marketing digital, pois haverá expansão de sua área de influência. Isso poderá ser observado principalmente com o surgimento de novos tipos de influenciadores digitais, que atuarão especificamente na nova realidade mista.
Ainda, existem algumas novas atividades que as pessoas nunca ou pouco ouviram falar que devem surgir. Entre essas profissões do metaverso estão trabalhos como:
-
- Construtor do novo mundo: oportunidade especial para quem trabalha no mundo dos games, esse profissional será responsável por construir novas soluções e produtos no metaverso.
- Storyteller (contador de histórias): esse profissional será responsável por criar a linha de experiência no metaverso, cenários de treinamento, oportunidades de marketing, etc.
- Estrategista de metaverso: profissionais responsáveis pela identificação e desenvolvimento das oportunidades de mercado, que deverão ter amplo conhecimento na área de negócios, gerenciamento e marketing.
- Especialistas em bloqueio de anúncios: esse profissional deverá administrar a invasão comercial no metaverso, que deve ser inundado por publicidade em breve.
- Gerente de segurança: com a mescla de real e virtual os problemas de segurança de dados serão inevitáveis. Assim, este profissional irá prever e atuar rapidamente em caso de problemas relacionados à vulnerabilidade. As formações necessárias para esta profissão deverão ser a engenharia de tecnologia com especialização em segurança de sistemas.
Conclusão
O metaverso é um assunto muito novo e debatido, e por isso, é importante entender o que é o metaverso e como é possível trabalhar no metaverso.
Esse conceito ainda é incipiente, mas que promete diversas mudanças na maneira em que vamos conviver, trabalhar e nos divertir.
No mercado de trabalho, essa mescla de real com virtual já está presente em treinamentos e reuniões de colaboradores, mas a tendência é que ela continue a evoluir e a criar novas profissões.
Um dos maiores desafios para a imersão cada vez maior no metaverso será aliar real e virtual por meio de padrões abertos, assim como adaptar o mundo a plataformas de produção virtual com custos acessíveis.
Agora que você sabe o que é metaverso e como o metaverso pode mudar as carreiras do futuro, busque avaliar se em sua profissão é possível trabalhar no metaverso, ou até mesmo, se a sua empresa ou segmento de mercado está pronta para as adaptações que podem surgir a partir dessa aposta de tendência.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado