A humanidade surgiu muito antes da tecnologia, mas, ultimamente, tudo acontece tão rápido que a impressão que temos é de estarmos sempre um passo atrás nessas mudanças e, por isso, o mercado já fala em “sociedade 5.0”. Para aliviar essa angústia em relação à transformação digital, o Japão deu o start na sociedade 5.0, em uma transição com foco nas pessoas.
Não significa que você deve desconsiderar a importância da tecnologia no dia a dia. A sociedade 5.0 está chegando para que a tecnologia seja a grande aliada do ser humano, proporcionando melhor qualidade de vida e maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Neste conteúdo, vamos mostrar como surgiu a sociedade 5.0, sua importância e como estar pronto para essa nova era tecnológica humanizada, independentemente de cursos e aprendizados, sejam eles formais ou informais. Confira!
Trilha do surgimento da Sociedade 5.0
Sabemos que ao longo de milhares de anos, o ser humano se reinventou inúmeras vezes e a principal causa era o instinto de sobrevivência. Essa motivação ainda é a mais utilizada. Afinal, os desafios não cansam de aparecer e superá-los proporciona mais um “período de vida”.
Agora, vamos conhecer as fases pelas quais passamos até chegar à sociedade 5.0 e entender esse processo.
Sociedade 1.0: sociedade da caça
Formada por um povo nômade, que caçava para sobreviver e permanecia no mesmo território até que a escassez o forçasse a sair do local. Esta foi formação foi apelidada de sociedade 1.0.
Sociedade 2.0: sociedade da agricultura
A sociedade 2.0 foi a que aprendeu a cultivar os próprios alimentos. Com isso, os indivíduos não mais precisavam se locomover com tanta frequência para encontrar alimento, facilitando o um aumento da população humana no planeta.
Sociedade 3.0: sociedade industrial
A comunidade 3.0 conviveu com as máquinas à vapor e os trabalhos manuais começaram a ser substituídos por processos produtivos em escala. Junto com o aumento de produção desse período industrial, também se deu início o aumento substancial na poluição global.
Sociedade 4.0: sociedade da informação
Com o surgimento dos computadores e da internet, a sociedade 4.0 passou a conviver com uma quantidade cada vez maior de dados, com a velocidade das informações, com as novas profissões, e com a possibilidade de conversar com qualquer pessoa do mundo em tempo real.
A sociedade 4.0 é a era em que a tecnologia foi utilizada em larga escala para conectar pessoas, independentemente se for parte da geração XYZ, implicando no crescimento da globalização.
Sociedade 5.0: sociedade da inteligência
Em janeiro de 2016, o governo japonês lançou o 5° Plano Básico de Ciência e Tecnologia. Esse documento definiu políticas de inovação a serem estimuladas entre 2016 e 2021 e o conceito de sociedade 5.0 era a maior aspiração japonesa.
Em suma, a sociedade 5.0 é uma evolução da 4.0, e ainda estamos em processo de transição. Porém, o maior destaque dessa evolução é o uso da tecnologia a serviço da humanidade e do meio ambiente, ou seja, em prol da maior qualidade de vida, de forma sustentável.
A importância da sociedade 5.0
Talvez ainda seja muito abstrato quando temos como base o nosso país, mas a essência da sociedade 5.0 é elevar alguns dos valores mais importantes para a sociedade do futuro.
Qualidade de vida
A tecnologia será utilizada para tornar a vida mais confortável. Os trabalhos pesados e rotineiros serão realizados por máquinas, proporcionando mais tempo livre para utilizarmos com tarefas de real propósito e de maior cognição.
Os robôs, a biogenética e o big data estarão mais presentes em nossa vida a fim de proporcionar a toda população uma maior longevidade com maior qualidade. As cidades também serão beneficiadas com maior segurança, menos poluição e mais favoráveis para uma vida saudável.
Inclusão
O mundo digital e seus benefícios estão sendo pensados para que todos tenham acesso e consigam desfrutar de seus benefícios. Na sociedade 5.0, a intenção é justamente mostrar que todas as pessoas podem e devem usufruir desses avanços, tornando a tecnologia democratizada e inclusiva.
Sustentabilidade
As evoluções foram impulsionadas pela necessidade cada vez maior das pessoas em consumir, favorecendo a construção de novas empresas, ferramentas e tecnologia, infelizmente com um alto custo para o meio-ambiente, levando à escassez de recursos, extinção de espécies e mudanças climáticas.
A sociedade 5.0 chega para mudar esse cenário e tem como princípio a sustentabilidade, tendo dentre outras iniciativas, a expansão de criações com energias renováveis e o aprimoramento de logística reversa.
Como se preparar para a nova sociedade 5.0
O principal desafio da sociedade 5.0 não será com relação à tecnologia e às novas criações, mas com a mentalidade individualista de uma grande maioria que ainda prioriza o lucro a todo custo, independente das consequências e externalidades causadas. O desafio será a mudança de mentalidade e a mudança cultural.
Aos poucos esta lógica baseada na individualidade está sendo modificada dentro de algumas empresas, que estão aderindo a um capitalismo consciente, um movimento que prioriza a responsabilidade social e valoriza o crescimento do negócio que também traz um propósito social e busca criar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Por certo que, para potencializar a sociedade 5.0, os líderes de Estado devem investir sua gestão em práticas que favoreçam a inclusão da tecnologia de forma segura para todos, como através da edição de leis e normas que facilitem a acessibilidade para uma melhor transição rumo à era da inteligência humanizada.
Ademais, nós cidadãos devemos estar engajados e atualizados para que a nossa compreensão sobre o assunto seja mais efetiva nessa mudança de mentalidade, pois as transformações já estão ocorrendo e algumas delas estão bem perto de nós, mesmo que não as percebamos.
Separamos alguns exemplos desses avanços:
-
-
inteligência artificial;
-
internet das coisas (IoT);
-
computação em nuvem;
-
energias renováveis;
-
robótica;
-
telemedicina;
-
Educação a Distância (EaD)
-
veículos autônomos.
-
Conclusões da sociedade 5.0
A sociedade 5.0 está chegando para facilitar a vida, tanto no ambiente profissional quanto no âmbito pessoal, e não para substituir os indivíduos. Ela surge para nos tirar da zona de conforto e buscar a atualização constante, o protagonismo da carreira. Estamos começando a era da inteligência humanizada, na qual a tecnologia será nossa maior aliada no processo de evolução e qualidade de vida de toda sociedade.
Gostou do conteúdo da Sim Carreira? Compartilhe em suas redes sociais e mantenha seus contatos atualizados com informações preciosas e de qualidade!
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado