Cuidado com a mensagem subliminar

Mensagem Subliminar

Comunicar-se de forma eficiente é uma das principais vantagens que o candidato deve ter durante as etapas do processo seletivo. Afinal, não é coerente que, durante uma entrevista, o recrutador precise interromper a todo o momento para elucidar alguma mensagem subliminar.

Mesmo com o avanço da tecnologia e, com ela, suas facilidades, uma boa comunicação permanece sendo a principal estratégia de crescimento no mercado de trabalho, tanto para os donos das empresas, quanto para os colaboradores.

Ademais, não existe a eficiência da mensagem se a pessoa que a emitiu não se certificar de que quem a recebeu conseguiu compreender exatamente, de forma clara e objetiva.

Se você quer saber como se comunicar de forma eficiente e evitar as mensagens subliminares na sua comunicação, ou ter a capacidade de perceber a mensagem subliminar da outra pessoa, não perca a leitura deste conteúdo!

 

O conceito de comunicação

A comunicação é a troca de informações entre pelo menos duas pessoas. De forma que haja um entendimento entre as partes, a mensagem precisa ser emitida por um e captada e compreendida de forma eficaz pela outra parte.

A mensagem pode ser transmitida de forma verbal, não verbal ou em conjunto. Por isso, é tão importante que haja uma coerência entre a fala e os gestos, evitando a mensagem subliminar.

Considerada uma soft skill, a facilidade de comunicação e de interação são características cada vez mais importantes no mercado de trabalho e é uma grande vantagem competitiva para profissionais que dominam essa competência.

Uma boa comunicação é fundamental para construir e desenvolver relacionamentos, sejam estes pessoais ou profissionais, cada vez mais harmoniosos e respeitosos, para que o diálogo cumpra o seu objetivo: o entendimento.

 

Tipos de comunicação

Para que a comunicação tenha o resultado esperado é importante que a mensagem seja emitida de forma clara e seja compreendida pelo receptor. Para compreender melhor, vamos conhecer as 2 formas de comunicação.

 

Comunicação verbal

A comunicação verbal é a principal forma de emitir uma mensagem, pois a comunicação verbal é transmitida através de palavras, sejam elas faladas ou escritas.

Além disso, a utilização eficiente da escrita é essencial, pois, quanto mais amplo o vocabulário e quanto melhor a pessoa souber usar as palavras, melhor a mensagem será transmitida.

Um ponto de atenção na comunicação verbal, é que a mensagem não apenas o que é apenas transmitido, mas a forma como isso é feito. O meio e a forma podem facilitar a transmissão da mensagem a fim de evitar uma mensagem subliminar, ou transmitir uma mensagem subliminar de forma consciente ou inconsciente.

O tom de voz e a pontuação inadequada nos textos são motivos para interpretações equivocadas e podem causar ruídos, impactando diretamente na eficácia da comunicação. Também é comum o uso de alguns artifícios na linguagem, como o sarcasmo ou ironia, e a forma que o conjunto das palavras são utilizadas para construir a frase, também pode induzir a uma mensagem subliminar na conversa.

 

Comunicação não-verbal

A comunicação não-verbal é um modelo de comunicação que não faz uso de palavras. Ela pode ser expressa pelo tom da voz e pelas nossas expressões faciais e corporais.

Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler nosso conteúdo: “Linguagem não verbal, você repara?

Quando estamos acompanhando uma palestra, um discurso, ou até mesmo um filme, além de prestar atenção no que a personagem fala, observamos sua postura, seu gesto, suas reações. Esse conjunto é o que facilita ou complica a comunicação.

mensagem subliminar

Além disso, ao realizar uma entrevista online ou presencial, o recrutador vai analisar principalmente as expressões que o candidato emite enquanto fala e quando recebe alguma informação.

 

A comunicação e a mensagem subliminar

A mensagem subliminar é um mecanismo de convencimento inconsciente, que é captado pelo subconsciente do ser humano, onde há uma maior capacidade de armazenamento de informações do que a consciência.

A mensagem subliminar não é recebida diretamente pelos sentidos do ser humano, pois está em um patamar sensorial quase imperceptível.

Um bom exemplo de mensagem subliminar é o comercial que mostra uma família feliz em torno de uma mesa, onde um determinado produto é o principal motivo dessa reunião tão harmoniosa.

As pessoas, inconscientemente, associam aquele produto àquele momento e esperam que aconteça o mesmo em sua família, comprando o item anunciado.

No ambiente corporativo, as pessoas enviam mensagens o tempo todo por meio do comportamento, da linguagem corporal, do tom da voz e até pelo dress code.

Ao se relacionar com indivíduos é importante estar atento com o que deseja transmitir e se deseja passar uma mensagem subliminar.

A mensagem subliminar pode ser um artificio de comunicação bem utilizada e eficaz e cumprir o objetivo de comunicação, sendo assim uma mensagem subliminar positiva, ou não, sendo feito de forma sem querer e passando uma mensagem oposta ao desejado, sendo assim uma mensagem subliminar negativa.

 

Como aumentar a efetividade na comunicação

Seja nas relações pessoais ou profissionais, é fundamental que a comunicação assertiva seja prioridade, pois ninguém quer passar uma imagem contrária ao que deseja transmitir.

Em uma entrevista de emprego, se o candidato quer passar a imagem de um profissional competente, deve pensar bem antes de falar, escolhendo bem as palavras e sendo coerente nas respostas, tanto com a comunicação verbal quanto não verbal.

Para aumentar e melhorar a efetividade na comunicação é importante se atentar aos seguintes pontos:

  • saber ouvir e compreender o que o outro está tentando dizer;
  • se surgir alguma dúvida, perguntar para esclarecer é essencial;
  • certificar-se de que entendeu a mensagem ou se o outro compreendeu adequadamente;
  • saber dar e receber feedbacks;
  • ser um profissional acessível, ou seja, estar aberto e possuir um mindset de crescimento;
  • clareza e objetividade são premissas para uma comunicação eficiente;
  • ter cuidado com as palavras, os tons e, principalmente, com a linguagem não verbal;
  • lembrar sempre que o corpo fala através da linguagem corporal, e estar atento a isso;
  • fugir das suposições.

Estar atento a essas dicas e colocar em prática é um grande passo para evitar que as mensagens subliminares sejam feitas de forma inconsciente e passem uma mensagem oposta ao objetivo e intuito da pessoa.

 

Conclusão

A comunicação eficiente é fundamental para que empresas e colaboradores tenham sucesso no mercado de trabalho e se mantenham em constante evolução.

A harmonia entre a comunicação verbal e a não-verbal são essenciais para evitar que ocorram ruídos ou que a mensagem subliminar seja emitida e prejudique a verdadeira intenção do que se quer transmitir.

Além disso, a efetividade da comunicação aumenta positivamente o clima organizacional, o engajamento, o networking, a produtividade e, consequentemente, a lucratividade do negócio e o desenvolvimento saudável do profissional.

Para continuar evoluindo e aprendendo tudo sobre o mercado de trabalho, leia nosso artigo sobre “Lifelong learning: a importância do aprendizado contínuo” e siga-nos nas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube).

 

mensagem subliminar

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.