O modelo de negócio de matriz e filial é uma solução adotada por empresas que decidem investir para oferecer seus produtos e serviços em outras localidades.
Essa decisão ocorre quando a organização faz uma pesquisa de mercado e percebe que existem consumidores em potencial para a sua marca em outras regiões.
Diante disso, elas decidem abrir uma nova unidade para atender esse público consumidor, aumentar sua receita e se tornar mais relevante frente à concorrência.
É nesse contexto que surgem os conceitos de matriz e filial. Neste artigo, explicaremos as características desses conceitos, suas diferenças e quais as vantagens e desvantagens de abrir uma filial.
O que é uma matriz e filial?
A matriz e a filial podem ser consideradas duas partes da mesma empresa. Afinal, trabalham sob o mesmo CNPJ, ou seja, são a mesma pessoa jurídica.
A principal diferença entre elas é que a matriz é a sede da organização e centraliza as atividades e diretrizes da empresa. Já a filial é o estabelecimento subordinado à matriz.
Isso significa que mesmo situada em outro endereço, ela segue as orientações, políticas e até a cultura organizacional da matriz.
Mas essas não são as únicas diferenças desses conceitos. Entenda abaixo as principais características de matriz e filial.
O que significa matriz na empresa?
A matriz é a sede principal de uma empresa. É nesse local que a organização concentra as atividades relacionadas à gestão do negócio.
Por esse motivo, a matriz é a unidade responsável por tomar as decisões administrativas e estratégicas da marca. Isso ocorre porque, geralmente, a sede é o primeiro estabelecimento criado pela empresa.
Quando a organização percebe a necessidade de expandir sua área de atuação, ela pode optar pela abertura de filiais.
Quais as características de uma matriz?
Conforme explicado, a matriz é a sede de um negócio. Por isso, ela tem características distintas. Confira abaixo algumas delas:
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- Centraliza as tomadas de decisão estratégicas da empresa;
- Realiza o controle administrativo das filiais;
- Responsável por questões legais e fiscais de toda a organização, incluindo as filiais;
- Normalmente, centraliza as atividades relacionadas a gestão de recursos humanos da empresa;
- Faz o monitoramento financeiro de todas as unidades da empresa;
- Cria e mantém a identidade corporativa e a marca da empresa;
- Fornece os recursos necessários para o funcionamento das filiais, como serviços administrativos, tecnologia da informação e outras funções de suporte.
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Qual o conceito de filial?
A filial é uma unidade da empresa que está localizada em um lugar diferente da matriz. Também chamada de divisão ou sucursal, ela é criada apenas quando a empresa decide expandir sua presença para outras regiões.
Assim, ela consegue atender um público consumidor que demanda seus produtos e serviços. Apesar de ter um certo grau de autonomia operacional, cada filial está sujeita às políticas e diretrizes da matriz. Portanto, ela é subordinada à sede.
Por conta dessas características, a abertura de uma filial é uma decisão estratégica que deve ser baseada na análise do mercado e na capacidade de investimento da empresa.
Quais as características de uma filial?
As filiais de uma empresa são unidades subordinadas à matriz, sendo que suas características podem variar dependendo da estrutura organizacional do negócio.
Confira abaixo as principais características dessa sucursal:
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- Tem o mesmo CNPJ da matriz;
- Subordinada à sede;
- Localizada em um endereço diferente da matriz, como outro bairro, cidade, estado e até país diferente;
- Geralmente, tem uma autonomia operacional limitada, já que segue as decisões da sede da empresa. No entanto, pode ser independente para lidar com as operações diárias;
- Precisa adaptar suas operações às condições locais do mercado. Isso pode incluir ajustes nas estratégias de marketing, preços e oferta de produtos ou serviços, entre outras atividades;
- Apesar da possibilidade de adaptação, deve ser manter fiel as diretrizes estabelecidas pela sede;
- Deve reportar informações operacionais, financeiras, entre outros dados relevantes à matriz.
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Qual a diferença entre franquia e filial?
Não confunda franquia com filial! Embora seus conceitos sejam parecidos, eles fazem parte de modelos de expansão de negócios diferentes.
Em um modelo de franquia, a empresa principal (franqueador) concede a terceiros (franqueados) o direito de operar uma unidade de negócios usando sua marca, produtos e sistemas.
Para isso, o franqueado tem que pagar uma taxa inicial de franquia e royalties ao franqueador em troca do uso da marca e do suporte contínuo.
Mesmo assim, o franqueado mantém uma certa autonomia operacional. Ele até segue as diretrizes e padrões estabelecidos pelo franqueador, mas ainda tem a responsabilidade direta por suas operações diárias.
Empresas como McDonald ‘s, Cacau Show e O Boticário, por exemplo, adotam esse modelo de franquias para expandir suas operações em várias localidades.
Já o sistema de matriz e filial funciona de forma diferente. Conforme explicado, a filial é dependente da matriz, tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional.
A abertura da filial é uma decisão única e exclusiva da organização, que se baseia em estudos de mercado para abrir e investir em uma nova unidade.
Empresas como Vale, Bradesco e Petrobras, por exemplo, adotam esse modelo de filiais para expandir seu mercado.
Em outras palavras, a franquia envolve terceiros que operam unidades (CNPJs) independentes, mas sob a marca e orientação de uma empresa maior. Já a filial é uma unidade diretamente controlada pela matriz.
Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, sendo que a escolha entre eles depende dos objetivos e estratégias específicas de uma empresa.
Quais as vantagens e desvantagens de abrir uma filial?
Está pensando em abrir uma filial para o seu negócio? Antes de tomar essa decisão, é importante entender as vantagens e desvantagens desse modelo de expansão.
Sua principal vantagem é a possibilidade de expandir a empresa, aumentar a receita e alcançar um novo público de forma mais fácil.
Afinal, a filial se beneficia das estratégias, reconhecimento de marca e investimento da sede. Isso facilita sua entrada e adaptação ao mercado local e reduz os riscos associados à abertura de um novo negócio.
Por outro lado, manter uma unidade quase totalmente dependente da sede é um desafio. Além de um investimento inicial significativo, a matriz precisa garantir que a filial siga as decisões, a cultura e as práticas definidas pela sede.
O problema é que esse processo de coordenar as operações entre as duas ou mais unidades pode ser complexo. Por esse motivo, a abertura de uma filial exige planejamento, organização e esforço para dar certo.
Caso contrário, pode ser difícil manter a consistência em termos de qualidade, marca e operações, especialmente se a filial tiver uma autonomia significativa.
Vale lembrar que é fundamental fazer uma análise detalhada de mercado antes de abrir uma filial. Assim, é possível avaliar os riscos e benefícios, e desenvolver uma estratégia que leve em consideração as particularidades do novo local.
E se precisar de ajuda para aumentar sua equipe de funcionários para atender as demandas de uma expansão e de novas filiais, considere investir em uma consultoria de Recursos Humanos (RH).
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