Matriz e filial: o que é e qual a diferença

matriz e filial

O modelo de negócio de matriz e filial é uma solução adotada por empresas que decidem investir para oferecer seus produtos e serviços em outras localidades.

Essa decisão ocorre quando a organização faz uma pesquisa de mercado e percebe que existem consumidores em potencial para a sua marca em outras regiões.

Diante disso, elas decidem abrir uma nova unidade para atender esse público consumidor, aumentar sua receita e se tornar mais relevante frente à concorrência.

É nesse contexto que surgem os conceitos de matriz e filial. Neste artigo, explicaremos as características desses conceitos, suas diferenças e quais as vantagens e desvantagens de abrir uma filial.

 

O que é uma matriz e filial?

A matriz e a filial podem ser consideradas duas partes da mesma empresa. Afinal, trabalham sob o mesmo CNPJ, ou seja, são a mesma pessoa jurídica.

A principal diferença entre elas é que a matriz é a sede da organização e centraliza as atividades e diretrizes da empresa. Já a filial é o estabelecimento subordinado à matriz.

Isso significa que mesmo situada em outro endereço, ela segue as orientações, políticas e até a cultura organizacional da matriz.

Mas essas não são as únicas diferenças desses conceitos. Entenda abaixo as principais características de matriz e filial.

 

O que significa matriz na empresa?

A matriz é a sede principal de uma empresa. É nesse local que a organização concentra as atividades relacionadas à gestão do negócio.

Por esse motivo, a matriz é a unidade responsável por tomar as decisões administrativas e estratégicas da marca. Isso ocorre porque, geralmente, a sede é o primeiro estabelecimento criado pela empresa.

Quando a organização percebe a necessidade de expandir sua área de atuação, ela pode optar pela abertura de filiais.

Quais as características de uma matriz?

Conforme explicado, a matriz é a sede de um negócio. Por isso, ela tem características distintas. Confira abaixo algumas delas:

          • Centraliza as tomadas de decisão estratégicas da empresa;
          • Realiza o controle administrativo das filiais;
          • Responsável por questões legais e fiscais de toda a organização, incluindo as filiais;
          • Normalmente, centraliza as atividades relacionadas a gestão de recursos humanos da empresa;
          • Faz o monitoramento financeiro de todas as unidades da empresa;
          • Cria e mantém a identidade corporativa e a marca da empresa;
          • Fornece os recursos necessários para o funcionamento das filiais, como serviços administrativos, tecnologia da informação e outras funções de suporte.

 

Qual o conceito de filial?

A filial é uma unidade da empresa que está localizada em um lugar diferente da matriz. Também chamada de divisão ou sucursal, ela é criada apenas quando a empresa decide expandir sua presença para outras regiões.

Assim, ela consegue atender um público consumidor que demanda seus produtos e serviços. Apesar de ter um certo grau de autonomia operacional, cada filial está sujeita às políticas e diretrizes da matriz. Portanto, ela é subordinada à sede.

Por conta dessas características, a abertura de uma filial é uma decisão estratégica que deve ser baseada na análise do mercado e na capacidade de investimento da empresa.

Quais as características de uma filial?

As filiais de uma empresa são unidades subordinadas à matriz, sendo que suas características podem variar dependendo da estrutura organizacional do negócio.

Confira abaixo as principais características dessa sucursal:

          • Tem o mesmo CNPJ da matriz;
          • Subordinada à sede;
          • Localizada em um endereço diferente da matriz, como outro bairro, cidade, estado e até país diferente;
          • Geralmente, tem uma autonomia operacional limitada, já que segue as decisões da sede da empresa. No entanto, pode ser independente para lidar com as operações diárias;
          • Precisa adaptar suas operações às condições locais do mercado. Isso pode incluir ajustes nas estratégias de marketing, preços e oferta de produtos ou serviços, entre outras atividades;
          • Apesar da possibilidade de adaptação, deve ser manter fiel as diretrizes estabelecidas pela sede;
          • Deve reportar informações operacionais, financeiras, entre outros dados relevantes à matriz.

 

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Qual a diferença entre franquia e filial?

Não confunda franquia com filial! Embora seus conceitos sejam parecidos, eles fazem parte de modelos de expansão de negócios diferentes.

Em um modelo de franquia, a empresa principal (franqueador) concede a terceiros (franqueados) o direito de operar uma unidade de negócios usando sua marca, produtos e sistemas.

Para isso, o franqueado tem que pagar uma taxa inicial de franquia e royalties ao franqueador em troca do uso da marca e do suporte contínuo.

Mesmo assim, o franqueado mantém uma certa autonomia operacional. Ele até segue as diretrizes e padrões estabelecidos pelo franqueador, mas ainda tem a responsabilidade direta por suas operações diárias.

Empresas como McDonald ‘s, Cacau Show e O Boticário, por exemplo, adotam esse modelo de franquias para expandir suas operações em várias localidades.

Já o sistema de matriz e filial funciona de forma diferente. Conforme explicado, a filial é dependente da matriz, tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional.

A abertura da filial é uma decisão única e exclusiva da organização, que se baseia em estudos de mercado para abrir e investir em uma nova unidade.

Empresas como Vale, Bradesco e Petrobras, por exemplo, adotam esse modelo de filiais para expandir seu mercado.

Em outras palavras, a franquia envolve terceiros que operam unidades (CNPJs) independentes, mas sob a marca e orientação de uma empresa maior. Já a filial é uma unidade diretamente controlada pela matriz.

Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, sendo que a escolha entre eles depende dos objetivos e estratégias específicas de uma empresa.

 

Quais as vantagens e desvantagens de abrir uma filial?

Está pensando em abrir uma filial para o seu negócio? Antes de tomar essa decisão, é importante entender as vantagens e desvantagens desse modelo de expansão.

Sua principal vantagem é a possibilidade de expandir a empresa, aumentar a receita e alcançar um novo público de forma mais fácil.

Afinal, a filial se beneficia das estratégias, reconhecimento de marca e investimento da sede. Isso facilita sua entrada e adaptação ao mercado local e reduz os riscos associados à abertura de um novo negócio.

Por outro lado, manter uma unidade quase totalmente dependente da sede é um desafio. Além de um investimento inicial significativo, a matriz precisa garantir que a filial siga as decisões, a cultura e as práticas definidas pela sede.

O problema é que esse processo de coordenar as operações entre as duas ou mais unidades pode ser complexo. Por esse motivo, a abertura de uma filial exige planejamento, organização e esforço para dar certo.

Caso contrário, pode ser difícil manter a consistência em termos de qualidade, marca e operações, especialmente se a filial tiver uma autonomia significativa.

Vale lembrar que é fundamental fazer uma análise detalhada de mercado antes de abrir uma filial. Assim, é possível avaliar os riscos e benefícios, e desenvolver uma estratégia que leve em consideração as particularidades do novo local.

 

E se precisar de ajuda para aumentar sua equipe de funcionários para atender as demandas de uma expansão e de novas filiais, considere investir em uma consultoria de Recursos Humanos (RH).

Com o auxílio de recrutadores especializados, encontrar as pessoas certas para integrar o seu time é muito mais fácil e assertivo.

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