Entrevista de emprego em inglês: como se preparar

Entrevista de emprego em inglês

Enfrentar um processo seletivo no nosso idioma já não é uma tarefa fácil. Porém, esse desafio pode ser ainda maior para profissionais que precisam fazer uma boa entrevista de emprego em inglês para serem contratados.

A melhor forma de enfrentar esse desafio é se preparar adequadamente para se comunicar com o recrutador. Acredite: existem estratégias que podem ajudar até quem não é fluente em inglês a diminuir o nervosismo e fazer uma boa entrevista.

Neste artigo, explicaremos quais são essas estratégias e como se preparar corretamente para uma entrevista de emprego em inglês.

 

Por que as empresas fazem entrevista de emprego em inglês?

A entrevista de emprego em inglês é comum em processos seletivos realizados por multinacionais. Afinal, essas empresas precisam de funcionários capazes de negociar e dialogar com clientes e parceiros de outros países.

No entanto, graças a globalização e o avanço das tecnologias, mesmo empresas que não são multinacionais podem interagir e negociar com estrangeiros, e portanto, exigir proficiência no idioma.

Isso é comum especialmente em empresas do setor de tecnologia, ciência, comércio exterior, entre outras áreas específicas.

Além disso, conhecer esse idioma também pode ser fundamental para se manter atualizado sobre as tendências do mercado. 

Apesar da existência dessa demanda, essas empresas podem enfrentar dificuldades para encontrar profissionais que dominem o inglês.

Segundo um estudo do British Council, estima-se que apenas 5,1% da população com 16 anos ou mais brasileiros afirmam ter algum conhecimento em inglês.

Por conta desse cenário de escassez, quem domina o idioma tem mais oportunidades de emprego e de crescimento na carreira.

Ou seja, apesar de ser uma situação desafiadora, fazer uma boa entrevista de emprego em inglês te coloca mais perto de conseguir uma nova colocação no mercado.

 

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês?

O primeiro passo para se preparar para uma entrevista em inglês é conhecer as perguntas mais comuns realizadas pelos entrevistadores.

Normalmente, eles fazem as mesmas perguntas clássicas em todas as entrevistas. A principal diferença é que a conversa com o recrutador é conduzida em inglês e o nível de aprofundamento dependerá da sua proficiência.

Por isso, explicaremos quais as perguntas mais comuns, e como respondê-las corretamente na sua entrevista em inglês.

Confira abaixo!

7 perguntas na entrevista de emprego em inglês

      1. Tell me about yourself.
      2. Where do you see yourself in five years?
      3. Why should we hire you?
      4. Why do you want to work here?
      5. What are your strengths? What are your weaknesses?
      6. What are your salary expectations?
      7. Do you have any questions for us?

Tell me about yourself

Esse é o famoso “me fale sobre você” na língua inglesa. O entrevistador pede que o candidato fale mais de si mesmo, “quebrar o gelo” e deixar a conversa mais leve e confortável.

Embora os cursos de inglês ensinem os alunos a se apresentarem falando sobre sua idade, onde vivem, entre outros detalhes, na entrevista a resposta deve ser diferente.

Então, como responder “me fale sobre você” em inglês?

O ideal é que você aproveite a sua resposta para compartilhar experiências, interesses, conquistas, entre outras informações relevantes que demonstrem suas habilidades e ajudem a criar afinidade com o entrevistador.

É muito comum também o headhunter bilíngue começar com “what do you like to do on your free time”, pois geralmente a pessoa tem maior facilidade em responder “o que gosta de fazer no seu tempo livre”.

Where do you see yourself in five years?

“Onde você se vê daqui a cinco anos?” Essa é outra pergunta comum nas entrevistas de emprego, mesmo aquelas realizadas em inglês.

Apesar de não existir uma resposta certa para essa pergunta, é importante demonstrar como você vê a sua carreira a longo prazo.

O ideal é que seu plano de carreira esteja alinhado com a descrição do anúncio da vaga e com a cultura da empresa.

entrevista de emprego em inglês

Dessa forma, você conseguirá elaborar uma resposta que mostre ao entrevistador seu interesse em crescer com a organização.

Why should we hire you?

Quando o entrevistador pergunta “por que devemos te contratar”, seu objetivo é verificar se você tem as habilidades necessárias para o cargo. Para responder essa pergunta, é importante alinhar sua fala com os requisitos descritos no anúncio da vaga.

Além disso, é importante destacar algum projeto ou resultado alcançado que demonstre suas principais competências profissionais. Assim, você demonstra que tem as hard hard skills e soft skills exigidos para o cargo.

Why do you want to work here?

Essa é outra pergunta comum realizada durante entrevistas em inglês. O entrevistador pergunta “por que você quer trabalhar aqui” para avaliar se você realmente conhece e tem interesse em trabalhar na empresa.

Por isso, o primeiro passo para responder essa pergunta é pesquisar sobre a empresa. Conhecer sua cultura, seus projetos, sua reputação e principais acontecimentos da sua história é fundamental para criar uma boa resposta.

Dessa forma você conseguirá elaborar uma resposta destacando as características da organização, que pontos que despertaram seu interesse e que estão alinhados com os seus próprios valores.

What are your strengths? What are your weaknesses?

Essas perguntas podem ser resumidas da seguinte forma: quais são seus pontos fortes e pontos fracos?” O objetivo do entrevistador é avaliar se você tem as qualidades necessárias para o cargo e quais áreas você ainda precisa melhorar.

Para responder quais são os seus pontos fortes, o ideal é destacar suas habilidades que se relacionam com a descrição da vaga. Compartilhar resultados alcançados com o apoio dessas qualidades te ajuda a reforçar seu argumento.

Por outro lado, para responder quais são seus pontos fracos, o ideal é destacar uma fraqueza que você está trabalhando para melhorar e que não atrapalhe nas atividades principais do cargo.

Vale lembrar que é importante ser honesto na resposta. Isso demonstra autoconsciência, integridade e disponibilidade para aprender e se desenvolver.

What are your salary expectations?

Falar quais são suas expectativas salariais para o cargo é uma tarefa delicada em qualquer idioma. Para responder essa pergunta, é importante entender que a entrevista é um momento de negociar sua contratação. Como toda negociação, o objetivo é que as duas partes sejam beneficiadas com o acordo.

Por isso, é importante pesquisar a média salarial para o cargo oferecido pela empresa. Considere seu último salário para fornecer uma resposta adequada a essa pergunta.

Você também consegue buscar referências de mercado por meio dos melhores guias salariais no Brasil.

Do you have any questions for us?

Antes de concluir a entrevista, o recrutador pode perguntar se você tem alguma pergunta. E você deve aproveitar esse momento para tirar suas dúvidas sobre a empresa ou desafios do cargo.

Essas dúvidas podem envolver a forma como a organização avalia seus funcionários, as expectativas da empresa para o cargo, as oportunidades de progressão de carreira, entre outras questões.

Caso você não saiba o que ou como perguntar sobre esses tópicos, basta se inspirar nesses exemplos a seguir:

            • Can you provide more details about the day-to-day responsibilities of this role?
            • How will my success in this role be measured and evaluated?
            • Are there opportunities for progress within the role?
            • How would you describe the team dynamics here?

 

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês

O segredo para fazer uma boa entrevista de emprego em inglês é se preparar com antecedência. Isso é fundamental para ganhar confiança, treinar sua pronúncia e mostrar ao entrevistador que você realmente tem interesse no cargo.

Conforme explicado, uma das etapas desse preparo é conhecer as principais perguntas realizadas nesse tipo de entrevista e como respondê-las.

Mas você também pode usar outras estratégias para se preparar corretamente para esse momento.

Confira as dicas a seguir:

    • Estude o anúncio da vaga para entender o que a empresa busca no candidato e use essas informações para criar suas respostas;
    • Pesquise sobre a empresa antes da entrevista para entender seus propósitos e sua cultura;
    • Consuma muito conteúdo em inglês, como notícias, vídeos e artigos relacionados ao seu trabalho e ao segmento da empresa, para se familiarizar com o vocabulário utilizado;
    • Treine as perguntas e respostas em inglês em casa para ganhar confiança e melhorar sua resposta;
    • Fale com o recrutador de forma clara e pausada. Não precisa falar rapidamente para demonstrar domínio do idioma;
    • Se necessário, peça para o entrevistador repetir a pergunta. Não há problema algum nisso. O importante é entender o questionamento do recrutador para fornecer uma resposta adequada.

 

Aumente suas chances de se sair bem na entrevista de emprego em inglês!

Vencer o nervosismo e criar boas respostas para o entrevistador é mais fácil quando você tem alguém que te oriente nesse processo.

Por isso, caso você não se sinta seguro para enfrentar uma entrevista em inglês sozinho, considere o apoio de consultores de carreira ou job hunters para te apoiar e te preparar para esse momento.

Assim, será mais fácil avançar no processo seletivo e conquistar a tão sonhada vaga de emprego!

Precisa de ajuda para se preparar para sua entrevista em inglês?  Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e veja como podemos te ajudar!

entrevista de emprego em inglês

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.