Competências Socioemocionais: tipos e importância

Quais são as Competências Socioemocionais

Você sabe quais são as competências socioemocionais?  O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as competências socioemocionais se tornam essenciais para a recolocação profissional e para o sucesso na carreira.

Não pense que essas competências nascem com as pessoas. Pode até existir uma predisposição do indivíduo, mas todas as habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas com tempo, estudo e experiência.

Neste conteúdo, você vai conhecer sobre o que são as competências socioemocionais, seus tipos e sua importância para que se tornar mais bem preparado e aumentar as suas chances em processos seletivos, promoções e, até mesmo, autodesenvolvimento para relações em sua vida pessoal.

 

O que são as competências socioemocionais

Com as constantes mudanças no mundo corporativo, as soft skills e hard skills não são mais as únicas características observadas para a contratação dos profissionais. As competências socioemocionais se tornaram um grande diferencial no mercado. Por isso é fundamental saber o que significa esse termo. Vamos entender melhor o que são competências socioemocionais.

As competências socioemocionais são características relacionadas ao desenvolvimento pessoal, a partir da inteligência emocional, envolvendo as relações interpessoais (indivíduo com outros) e intrapessoais (indivíduo com ele mesmo).

Essas competências socioemocionais fazem com que o profissional aja de maneira mais equilibrada, assim como, a falta delas fica evidente quando a pessoa apresenta dificuldades para se relacionar e conviver.

Ademais, quando o indivíduo também apresenta bloqueios em lidar emocionalmente com algumas situações do cotidiano, é sinal de que precisa desenvolver competências socioemocionais.

Essas características são difíceis de mensurar por serem subjetivas, mas podem ser aprendidas e desenvolvidas, pois ajudam no controle consciente das emoções, na tomada de decisão e nas demonstrações de afeto, formando profissionais mais qualificados e responsáveis.

Por isso, quando falamos de competências socioemocionais, nos referimos a aspectos e características que a pessoa desenvolve para se tornar um ser humano mais flexível e completo, com maior capacidade de relacionamento pessoal e profissional.

 

Tipos de competências socioemocionais

Agora que compreendemos sobre o que são as competências socioemocionais, listamos os tipos de competências socioemocionais mais relevantes para aprofundar um pouco mais em cada uma.

 

Empatia

Por mais que essa seja uma habilidade muito falada na sociedade 5.0, a empatia é muito importante, mas pouco desenvolvida no ser humano.

O ato de se colocar no lugar do outro, entender suas dores e preocupações é considerada uma macrocompetência, sendo necessária para a criação e estreitamento de laços, cooperação e criação de vínculos entre as pessoas.

 

Autogestão

Quando o profissional se conhece, ele consegue determinar suas metas e cumpri-las com foco e determinação, sem precisar de um gestor cobrando os resultados.

Um talento com autogestão é comprometido, responsável e ético. Essas características são extremamente requisitadas no mercado de trabalho, pois elas fazem a diferença quando o colaborador é designado para alguma função, porque a empresa sabe que pode contar com ele e com a sua eficiência na entrega.

 

Resiliência

Uma pessoa resiliente é aquela que, apesar das adversidades, consegue se recuperar rapidamente, sem que isso interfira em seu equilíbrio emocional. E essa é uma qualidade fundamental para os profissionais de sucesso.

Porém, isso não significa que a pessoa tenha que aceitar tudo ou, simplesmente, ignorar suas emoções. A resiliência é sobre como lidar com as emoções, sem entrar em uma crise.

 

Criatividade

Essa é uma competência diretamente relacionada à arte de inovar e oferecer novas estratégias para que, tanto a empresa, quanto a equipe de trabalho consigam entregar melhores resultados.

Além disso, a criatividade oferece ao colaborador as ferramentas necessárias para desempenhar um bom relacionamento com a equipe, clientes e fornecedores frente aos desafios do dia a dia.

 

Comunicação

A comunicação é uma habilidade fundamental, que favorece a troca eficiente de informações e beneficia no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e também na redução de ruídos.

A comunicação é a porta de entrada para interação entre colegas, gestores e clientes.

 

Flexibilidade e adaptabilidade

Com as constantes mudanças que podem ocorrer tanto na tecnologia, quanto no ambiente de trabalho, seja por fatores externos ou internos, o profissional que está aberto a se adaptar a essas mudanças tem um diferencial perante os demais.

Por isso, exercitar a flexibilidade é uma estratégia importante para se manter à frente da concorrência.

 

Saber lidar com o estresse e a pressão

O mundo BANI e VUCA está tornando a vida dos colaboradores cada vez mais difíceis e o estresse a pressão é cada vez maior. Profissionais que acabam se destacando de forma contínua e no longo prazo, conseguem gerenciar o estresse e a pressão recebida.

Ainda, cada vez mais empresas estão investindo na saúde mental dos colaboradores e isso envolve estratégias para a redução de crises de ansiedade, Síndrome de Burnout, entre outros distúrbios emocionais que prejudicam a rotina de trabalho.

É necessário que a pessoa invista em sua inteligência emocional e autoconhecimento, para conseguir controlar seus impulsos emocionais e lidar melhor com as situações imprevisíveis que podem gerar raiva, insegurança, medo etc.

Esse investimento é importante para que o profissional se torne mais autoconfiante na hora de tomar decisões e regular suas emoções nas adversidades.

 

A importância das competências socioemocionais para a empresa

É perceptível que as habilidades socioemocionais são importantes para o indivíduo, que se torna uma pessoa melhor e de mais fácil relacionamento, e para a empresa, que pode contar com um colaborador com uma maior capacidade de interlocução entre as diversas áreas e cargos. Abaixo, destacamos alguns pontos relevantes referente a importância das competências socioemocionais para a empresa. Confira!

 

Agilidade na resolução de problemas

Profissionais que têm empatia, autogestão e resiliência como características conseguem resolver com mais rapidez e eficiência os desafios que surgirem.

Devido a essas habilidades, a pessoa consegue regular os sentimentos de forma pertinente, respeitando as dores dos outros e auxiliando no processo decisório com mais segurança e autocontrole.

 

Líderes qualificados

Por poderem ser desenvolvidas ao longo da vida, as competências socioemocionais despertam nas pessoas a necessidade do lifelong learning, e, com isso, naturalmente, evoluem e se tornam referência para os demais membros do time.

Com isso, um profissional que pratica o autoconhecimento diariamente, consegue ser mais sincero com relação aos seus sentimentos e limitações. Isso faz com que ele estabeleça limites atingíveis nos prazos de entrega e isso favorece a sua imagem pessoal e profissional, fazendo com que ele se torne um líder naturalmente.

 

Conclusão

Conforme você pode perceber nesse conteúdo, todo profissional deve ter e desenvolver competências socioemocionais e estar preparado para o mercado de trabalho, independente da sua área de atuação. Afinal, as competências socioemocionais são importante para sucesso na vida pessoal e na vida profissional.

Agora que você entendeu o que são competências socioemocionais e a sua importância, e como são fundamentais para facilitar a relação com as pessoas e consigo mesmo, pratique e desenvolva essas competências de forma consciente.

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Competências Socioemocionais

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

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