EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
SIM CARREIRA

Outplacement para Executivos

A Sim Carreira visa apoiar as organizações em todas as suas estratégias e processos de mudanças, assim como os candidatos em fase de transição de carreira e recolocação profissional.

O que é outplacement?

Outplacement é um processo que procura ajudar o funcionário desligado a se recolocar mais rapidamente no mercado de trabalho, orientando essa pessoa durante o período de transição de carreira. O trabalho de outplacement valoriza a preocupação com o acolhimento do colaborador nesse momento delicado de transição, assim como prepara o profissional para o seu próximo passo de carreira de acordo com seus objetivos.

Como é feita a transição de carreira para executivos?

O Outplacement ajuda a cuidar dos aspectos psicológicos do assessorado através de um processo de mentoria e de planejamento de carreira.

Entenda como funcionam possíveis etapas de um projeto de Outplacement:

1. Planejamento e suporte ao processo de desligamento

Em parceria com a empresa contratante, pode ser realizado um estudo para identificar a melhor maneira de fazer o desligamento humanizado. Esse momento pode ser essencial para o profissional desligado e para equipe que permanecerá no quadro da empresa.

2. Mentoria e Planejamento de carreira

Nesta etapa, é realizado um trabalho consultivo em que são identificadas as competências do assessorado, suas realizações e conquistas, assim como seus objetivos pessoais e profissionais.

3. Preparação para o mercado

O assessorado passa por um processo de preparação e orientação profissional, incluindo a reestruturação do seu material de apresentação como currículo e perfil de LinkedIn e simulado de entrevistas.

4. Abordagem ao mercado de trabalho

O profissional se relaciona com o mercado de trabalho criando oportunidades e participando de processos seletivos, sendo orientado por especialistas que o acompanham e o apoiam para aumentar suas chances de êxito no processo para novas oportunidades.

Saiba

Como funciona o outplacement para executivos

  • Oferecer resultados mais completos e abrangentes para o executivo
  • São analisadas todas as possíveis alternativas para a continuação de carreira, identificando possibilidades e interesses
  • É feita uma análise e um diagnóstico estruturado da vida profissional e da carreira para permitir uma transição bem sucedida
  • É construído um projeto de carreira que leva em conta o curto, o médio e o longo prazo, de forma a permitir que o profissional escolha sua nova ocupação de forma coerente com seu plano de carreira e de vida
  • O executivo também é preparado para aprender a gerenciar melhor sua própria carreira e transitar em um mercado de trabalho que se modifica cada vez mais rápido

3 Benefícios que o outplacement proporciona

Redução dos impactos da demissão

Uma demissão abala emocionalmente as pessoas envolvidas. O profissional começa a temer o futuro e as consequências desse acontecimento. A aplicação do outplacement diminui os impactos negativos do processo, preservando o colaborador e afetando menos o engajamento da equipe, mantendo os índices de produtividade.

Humanização do processo de desligamento

A realização do outplacement também reduz eventuais gastos trabalhistas entre os profissionais desligados, pois os profissionais enxergam que a empresa foi além de suas obrigações legais e se sentem cuidados, saindo com uma imagem positiva da empresa.

Fortalecimento da imagem da empresa

Incentivar e valorizar os empregados até mesmo na hora da demissão contribui de maneira muito positiva para a imagem institucional da organização, fortalece a reputação da empresa e aumenta o seu employer branding.

Comentários sobre a Sim Carreira

Veja as avaliações de nossos clientes no Google Meu Negócio.

Precisa de ajuda?