Headhunter para trabalhar no exterior
Se você planeja morar fora do Brasil, saiba que existem diversas maneiras de conseguir emprego no exterior. No entanto, para aproveitar cada uma delas, é preciso contar com headhunters de qualidade. A Sim Carreira te ajuda a encontrar o trabalho ideal no exterior.
Estratégia de recrutamento no Exterior
A Sim Carreira conta com os melhores headhunters para te ajudar a encontrar o tão sonhado emprego no exterior. Confira nossa estratégia de recrutamento com 3 grandes pilares.
Headhunter
O headhunter tem a grande missão de selecionar os melhores profissionais em diversas áreas de atuação, com qualificações e experiências que estejam alinhadas às necessidades das empresas, sejam elas nacionais ou internacionais.
Chamados de “caçadores de talentos”, e mais conhecidos como “recrutadores”, são estes profissionais que podem lhe apoiar atuando como mediadores entre você e a oportunidade que busca para construir a sua carreira em uma empresa no mercado nacional ou no exterior.
Como conseguir emprego no exterior
O processo para conseguir emprego no exterior começa com uma análise detalhada do seu currículo. Nesse momento, é preciso que você responda às seguintes perguntas:
Com base nas respostas, você poderá perceber se está mais ou menos pronto para pleitear e conseguir um novo emprego no exterior. Também, terá a oportunidade de avaliar quais são as áreas nas quais precisa se aprofundar antes de começar a procurar um trabalho fora do seu país.
10 passos importantes para conectar com um Headhunter
Confira os 10 passos mais importantes para se conectar com um headhunter para trabalhar no exterior da melhor forma
1. Prepare a Documentação
Antes de mais nada, é necessário se planejar. O primeiro passo para atrair os recrutadores internacionais é possuir a documentação necessária. Além de ter a capacidade legal de trabalhar no país onde busca uma oportunidade, é necessário ter todo seu material preparado: currículo, carta de apresentação e perfil no LinkedIn. O idioma do material vai depender da vaga ou empresa em que você está se candidatando, por exemplo: se a vaga está em inglês, não adianta enviar o seu currículo em português. Será necessário também se candidatar em inglês. Siga sempre o que a descrição da vaga pedir.
2. Currículo
Para você que busca uma experiência profissional no Exterior, é importante que tenha um currículo com o Modelo Internacional, onde conste as informações da sua carreira, principais conquistas e projetos de forma clara e com os termos técnicos adequados. Confira e siga a prática local, mas abaixo colocamos uma sugestão na ordem das seções:
– Iniciando pelos seus dados e contatos pessoais,
– Formação/graduação,
– Experiência profissional,
– Cursos e Projetos,
– Idiomas,
– Outros.
3. Carta de Apresentação
Faça uma breve apresentação da sua trajetória profissional, e não esqueça de enfatizar o porquê você está buscando esta vaga em específico. Essa apresentação deve ser clara e objetiva, envolvendo as suas competências técnicas e motivações profissionais.
4. Perfil no Linkedin
Escreva um resumo de apresentação com um fio condutor da sua trajetória. Coloque em destaque as suas formações acadêmicas, e descreva em cada uma das suas experiências profissionais o seu escopo e suas realizações. Não deixe de informar o seu nível de idioma, pois esse é um fator importante na seleção para muitas oportunidades no exterior.
5. Conectando com o Headhunter
Com o seu material construído, agora é hora de ampliar o seu networking com os headhunters. Sugerimos que o contato seja feito por meio de e-mail profissional ou via mensagem de LinkedIn.
Ao encontrar os recrutadores das empresas do seu interesse personalize o contato ressaltando a sinergia entre suas experiências e os requisitos da vaga de forma objetiva.
6. Escreva a mensagem
Ao escrever para os recrutadores internacionais, use o idioma do local. Seja educado e objetivo ao expressar o seu interesse em determinada vaga, trazendo aspectos da sua experiência como embasamento. Escreva de uma forma simplificada para que a leitura seja de fácil compreensão. O objetivo é conseguir agendar uma próxima conversa, que será mais aprofundada.
7.Conversa com o headhunter
O contato com o headhunter é uma boa forma de você fazer com que conheçam melhor o seu perfil além do currículo. É um momento em que pode demonstrar as suas soft-skills e se aprofundar em determinados assuntos, como seu interesse em trabalhar no exterior.
Mostre sempre como está alinhado com os requisitos da posição. Ao demonstrar como desempenhou um escopo similar no passado com sucesso, conseguirá se projetar mais facilmente aos desafios de novas oportunidades.
8. Mantenha-o atualizado sobre suas conquistas de carreira
Uma promoção, uma mudança de área, uma pós-graduação que acaba de entrar para o seu currículo, ou até mesmo uma demissão, são boas oportunidades para retomar o contato com o headhunter e mantê-lo atualizado da sua trajetória profissional. Mas lembre-se, somente informe se realmente está de acordo com a sua área e profissão.
9. Bom senso
É importante ter o bom senso nas trocas com um headhunter. Uma insistência indevida pode até mesmo atrapalhar o profissional, demonstrando pontos de atenção quanto ao seu perfil comportamental. Faça um acompanhamento com o headhunter de acordo com os prazos estabelecidos e uma atualização sobre mudanças significativas e relevantes em sua carreira profissional.
10. Agradecimentos
É extremamente importante ser grato, em todas as profissões. Com um headhunter, não poderia ser diferente. É preciso agradecer a oportunidade do networking, as trocas de informação, atualizações de mercado, e por participações em processos seletivos a nível nacional ou internacional.
Mesmo que o retorno pela participação de um processo seletivo não tenha culminado em uma transição de carreira, é importante manter um bom relacionamento e as portas abertas com o headhunter para outras oportunidades de carreira no exterior.
Formulário para Contato
Busca uma empresa de Headhunters que atuam no exterior com Recrutamento Especializado ? Entre em contato com a Sim Carreira!