Headhunter Indústria
Encontre o profissional mais adequado para o seu nicho de mercado com profissionais especializados e focados em seu ramo de negócio – headhunter indústria. Headhunters focado no segmento da indústria são capazes de identificar e atrair o profissional ideal de acordo com a sua demanda de negócio.
Economize tempo e dinheiro, e evite contratações equivocadas ao utilizar o conhecimento, técnicas, ferramentas e networking de especialistas no segmento industrial. Entre em contato com a Sim Carreira para conhecer o seu time de headhunters para indústria.
Evolução da Indústria
Os avanços tecnológicos mudam a forma como os humanos percebem o mundo e como produzem. No campo industrial, as novas tecnologias de produção trouxeram novos padrões de consumo e condições de trabalho, alterando significativamente o estilo de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Tais mudanças vieram em fases com o passar do tempo, através das revoluções industriais até chegarmos na era da indústria 4.0. Abaixo, veremos um pouco mais sobre cada uma dessas fases da insdustrialização.
1ª Revolução Industrial
Em especial com uso de energia a vapor, no século XVIII a Primeira Revolução Industrial mecanizou a produção de diversos setores da economia, com destaque para a indústria têxtil. As antigas máquinas de fiar e tecer começaram a utilizar o vapor como energia, sendo substituídas pouco mais tarde pelas máquinas de tear, que poderiam ser operadas por menos trabalhadores com menos conhecimento. Em que pese já fosse bem conhecida, a energia a vapor começou a ser utilizada para fins industriais e constituiu um dos maiores avanços para o aumento da produtividade.
2ª Revolução Industrial
Mais tarde, no século XIX, industrialização, que antes limitava-se basicamente à Inglaterra, expandiu-se a países como Rússia, Estados Unidos, Alemanha e França. Quanto aos materiais, a energia a vapor, o ferro e o carvão deram espaço aos elementos como aço, petróleo e a eletricidade.
A Segunda Revolução Industrial foi marcada pela introdução de novos meios de organização da produção industrial, como o Taylorismo e o Fordismo, este último muito conhecido em função da expansão das linhas de montagem na indústria automobilística. Essas linhas eram feitas com esteiras rolantes que movimentavam o item em produção de forma que um operário desempenhava uma pequena parte da montagem do produto a cada movimento.
3ª Revolução Industrial
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Terceira
Revolução Industrial foi caracterizada pela automação
parcial da produção com o uso de controle e
computadores programáveis por memória. Ganharam
maior destaque as indústrias de alta tecnologia, como a
genética, a informática, telecomunicações e robótica, em
especial devido ao papel que tais indústrias
desempenharam com o desenrolar da Guerra. Tratou-se
de um salto significativo para um aumento ainda maior da
produtividade e na redução de custos, em especial com a
mão-de-obra.
4ª Revolução Industrial
Atualmente, fala-se muito do desenvolvimento da Quarta Revolução Industrial, caracterizada principalmente pela aplicação na indústria das tecnologias da informação e comunicação. Também conhecida como “Indústria 4.0”, esta fase atual é baseada nos sistemas que foram construídos anteriormente com a Terceira Revolução Industrial, mas muito mais veloz, com maior alcance e impacto sobre esses sistemas. Agora, trata-se de uma tendência à automação total das fabricas através da combinação das máquinas com processos digitais. A internet e a conexão entre todos os sistemas leva a “sistemas de produção ciberfísicos” e, portanto, à criação de fábricas inteligentes, nas quais todos (sistemas de produção, componentes e humanos) se comunicam por meio de uma rede, deixando a produção muito mais autônoma, ágil e eficaz.
Em suma, a Indústria 4.0 é um divisor de águas em todos os ambientes industriais, pois a digitalização da produção tem o condão de alterar a forma como os produtos são fabricados, como são distribuídos pelo país e pelo mundo, e como esses produtos são refinados. Apesar de trazer novas controvérsias sobre o papel do trabalho humano e o aumento do desemprego, em especial em países subdesenvolvidos onde a mão-de-obra qualificada tende a ser minoritária, a Quarta Revolução tem o poder de aumentar os níveis globais de rendimento e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas, mas apenas quem souber se adaptar e inovar sentirá seus benefícios.
Tipos de Indústrias
Afinal de contas, você conhece os tipos de indústrias e as atividades e produção de cada uma delas? A atividade industrial dedica-se à produção de bens de diversas naturezas e assim as suas várias vertentes podem ser divididas de acordo com a finalidade para a qual é produzida ou o tipo de atividade ou setor a que se insere. Portanto, podemos dividi-las em três tipos:
Indústria de base
Também conhecida como indústria de bens de produção, realiza a transformação da matéria prima bruta e produz equipamentos e matéria-prima processada.
Indústrias de bens intermediários
Produzem bens manufaturados ou matéria-prima processada para outros ramos industriais. O output dessa indústria são insumos que serão utilizados para outras indústrias produzirem.
Indústria de Bens de Consumo
A produção dessa indústria é diretamente ao mercado consumidor, e pode ser considerada indústria de bens duráveis e não duráveis. Os bens duráveis são aqueles que podem ser usados por bastante tempo. Os bens não duráveis são perecíveis e possuem prazo de validade mais curto.
Tendências do setor Industrial no Brasil e no mundo
Com a transformação digital no mercado, a indústria está cada vez mais próxima do consumidor final.
Além do consumo de seus clientes e compradores diretos, as empresas do segmento industrial estão monitorando cada vez mais o consumo de seus produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos até o consumidor final. Com a quantidade de dados, tecnologia e automação, as empresas otimizam os seus processos produtivos e iniciam atividades de venda com distribuição D2C (direct-to- consumer).
Cada vez mais, as empresas aprimoram os seus processos produtivos de
forma automatizada, em tempo real, com inteligência artificial, IoT (internet das coisas), drones e impressoras 3D.
A tendência mundo afora é que as empresas invistam em tecnologia e transformação digital para melhorar o planejamento e controle da produção, aumentarem a eficiência de suas operações e reduzir os custos de seus processos produtivos.
Comparado ao setor industrial nos países desenvolvidos, o Brasil se encontra atrasado e com oportunidades de melhoria na automação e digitalização de seus processos industriais.
Headhunter
INDÚSTRIA
Encontre o melhor profissional
Encontre o profissional mais adequado para sua vaga. Metodologias avançadas e eficientes que mapeiam os profissionais com maior aderência técnica e comportamental de acordo com as suas demandas.
Agilidade e qualidade no atendimento
Através de um apoio próximo e consultivo de nossos especialistas e sem burocracia, tenha profissionais qualificados apresentados a você em até 10 dias corridos.
Investimento Acessível
Conheça os melhores candidatos sem custo, pois também atuamos no modelo de sucesso, no qual somos remunerados apenas se você contratar a nossa indicação. Temos o melhor custo-benefício no mercado.
Qualidade
Nosso atendimento é personalizado e assertivo para superar as expectativas dos nossos clientes.
Prazo
Somos uma empresa nascida no mundo digital e atendemos a demanda do cliente com a maior brevidade, em prazos curtos, garantido a agilidade que seu negócio precisa.
Transparência
Prestamos um serviço consultivo, com clareza e objetividade em todas as nossas linhas de atuação.
Por que contratar um Headhunter para a sua Indústria?
A Sim Carreira é uma consultoria de recrutamento e seleção com headhunters especializados no setor industrial e em processos produtivos, seja para indústria de base, para a indústria de bens intermediários ou para a indústria de bens de consumo (duráveis e não duráveis). Se você está buscando contratar para a indústria e busca ajuda com cargos desde operadores especialistas técnicos até o
Diretor Industrial, conte com o time de headhunter industrial da Sim Carreira.
Qual é o resultado esperado pelos nossos Clientes?
No final de todo o processo, O Headhunter industrial irá apoiar a sua empresa a contratar o candidato ideal de acordo com a sua necessidade de negócio. Sua empresa realizará a contratação do melhor profissional possível, de forma ágil e assertiva.