Contratação de Headhunters
Os melhores profissionais são da Sim Carreira!
A Sim Carreira é formada pela melhor equipe de Headhunters no Brasil. Os headhunters são recrutadores especializados, capazes de diagnosticar e trazer o profissional com a melhor solução de acordo com cada necessidade.
O que é um Headhunter?
“Caçador de cabeças” é a tradução literal para o termo headhunter, que diz respeito ao profissional responsável por buscar e selecionar os melhores talentos para uma empresa, geralmente para ocupar cargos executivos.
Ao ser contratado, o headhunter tem a função de levantar todas as informações da organização, bem como as suas necessidades de contratação. É ele o responsável por traçar o perfil do profissional que atenderá à demanda da empresa e por fazer todo o processo de recrutamento.
Como contratar um Headhunter:
Veja o que considerar na hora de contratar uma empresa de headhunter qualificada.
1- Credibilidade
Por se tratar de posições estratégicas, é muito importante encontrar uma consultoria acostumada a intermediar projetos complexos e desafiadores de forma confidencial.
3- Garantia
Empresas que visam construir um relacionamento de longo prazo e tem confiança em sua própria assertividade ao conduzir um processo seletivo, oferecem garantia de seus serviços quanto ao candidato contratado.
2- Modelo de Sucesso
Contrate uma empresa que trabalhe com o success fee e apenas receberá pelos seus serviços se de fato agregar valor ao seu negócio, resultando na contratação do candidato ideal.
4- Expertise
Projetos de Headhunting e de Executive Search geralmente são para vagas que exigem um alto nível de conhecimento técnico e capacidade comportamental. Considere apenas headhunters experientes para essas posições mais desafiadoras, delicadas e de alto impacto em sua organização.
Características de um Headhunter:
Veja as principais características de um headhunter
CLAREZA DE COMUNICAÇÃO
Como o headhunter precisa construir uma boa rede de contatos, tanto com empresas quanto com profissionais, é fundamental que ele tenha uma comunicação clara. Trocar informações detalhadas e convincentes, com bons relacionamentos interpessoais, objetividade e uma boa dose de simpatia faz a diferença para quem deseja exercer essa ocupação.
PROATIVIDADE
Como o nome sugere, o headhunter é um “caçador de cabeças”, de modo que ele deve ir à luta até encontrar alguém com as características desejadas, sem esperar que essa pessoa “caia em seu colo”. Além disso, ele precisa conhecer as empresas que o contratam, conversar com os seus gestores, mergulhar na cultura da organização, tirar dúvidas, enfim, ter iniciativa, além de ser um divulgador do seu próprio trabalho a outras instituições que possam usufruir de seus talentos.
FLEXIBILIDADE
Esse profissional precisa conversar com pessoas de todas as áreas e circular por diferentes ambientes, como empresas, eventos corporativos, universidades, enfim, espaços que favorecem o encontro na vida profissional. Além disso, ele precisa entender que as empresas têm culturas e necessidades distintas entre si, de modo que a sua atuação deve ser personalizada para cada uma delas.
PODER DE NEGOCIAÇÃO
Uma parte bastante específica e muito importante do trabalho do headhunter é mostrar que a sua escolha faz sentido. Assim, ele deve explicar à empresa contratante porque aquele candidato é o melhor. Também deve convencer o candidato de que aquela empresa e aquela vaga são a melhor escolha para ele. Muitas vezes, o candidato está empregado, o que demanda do headhunter um poder de negociação e convencimento para que mude para a nova empresa.
COMPROMETIMENTO
Um headhunter não pode conduzir o seu trabalho “de qualquer jeito”. Ele realmente precisa se dedicar até encontrar um profissional adequado para a vaga e para a cultura organizacional da empresa que o contratou. Se a pessoa escolhida estiver fora dos padrões esperados, a credibilidade do profissional cai por terra. Por isso, esse profissional deve ser atento e detalhista em cada etapa dos processos seletivos que conduzir.
ATENÇÃO ÀS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Ao longo do tempo, as formas de recrutar e contratar profissionais sofreram grandes transformações, sobretudo por conta da tecnologia. Hoje em dia, existem portais, redes sociais e algoritmos que combinam o que a empresa deseja e o que cada candidato pode oferecer. Se os próprios profissionais de recursos humanos tiveram que aprender a dominar essas tecnologias, o mesmo se espera dos headhunters.
Por que contratar um Headhunter?
Clientes Sim Carreira
Fale com a Sim Carreira:
Entre em contato conosco e tenha um serviço personalizado para sua empresa / você.