Defina as responsabilidades e as expectativas do cargo de gerente
Antes de realizar a contratação de gerentes, é necessário determinar o nível de experiência e habilidades necessárias para o cargo, bem como as responsabilidades diárias e as metas a serem alcançadas no cargo.
Gestão de Equipe
Um gerente é responsável por liderar uma equipe, definir metas e direcionar os esforços da equipe para atingir os objetivos da empresa. Espera-se que o gerente desenvolva e treine sua equipe, gerencie o desempenho e promova um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo.
Tomada de decisão
Um gerente precisa tomar decisões importantes que afetam a empresa, muitas vezes com base em informações incompletas ou incertas. Espera-se que o gerente tome decisões assertivas, avaliando os riscos e oportunidades, e que trabalhe em colaboração com outras áreas da empresa.
Habilidade de planejamento
O gerente deve ter uma visão estratégica do negócio e ser capaz de planejar a longo prazo. Ele deve definir planos de ação, orçamentos e objetivos para a equipe, considerando as limitações e recursos da empresa.
Comunicação e Relacionamento Interpessoal
O gerente deve ser um bom comunicador e ser capaz de se relacionar bem com clientes, colegas e parceiros de negócios. Ele deve ser capaz de articular claramente ideias e pensamentos e negociar em situações de conflito. Espera-se também que ele tenha habilidade em delegar tarefas e administrar conflitos internos.