Como se preparar para entrevistas de emprego

Entrevistas de emprego

CONTEXTUALIZANDO

As entrevistas de emprego é um processo fundamental para a contratação de novos funcionários em uma empresa. É através dela que o empregador pode conhecer mais sobre o candidato e suas habilidades, e avaliar se ele é adequado para a vaga em aberto. E é por isso que a forma de como se preparar para entrevistas de emprego é de extrema necessidade.

No entanto, para muitos candidatos, a entrevista de emprego pode ser um momento estressante e desafiador. Mas com alguma preparação e prática, é possível transformar essa oportunidade em uma experiência positiva e encontrar o emprego dos seus sonhos. Caso queira saber mais sobre o mercado de trabalho acesse o nosso Blog e confira nossos últimos artigos. Boa leitura!

Preparar para entrevistas de emprego
Preparar para entrevistas de emprego

Como se preparar para entrevistas de emprego

Em comparação com outras etapas do processo seletivo, como a análise de currículos e a realização de testes, as entrevistas de emprego é um momento crucial para o candidato poder se destacar e impressionar o empregador. Por isso, é importante se preparar bem para esse momento. 

Neste artigo sobre como se preparar para entrevistas de emprego, abordaremos o processo geral de uma entrevista de emprego, desde a preparação inicial até a entrevista propriamente dita. Falaremos sobre como se preparar adequadamente, como programar as entrevistas e o que saber durante a entrevista. Com essas dicas, os candidatos estarão mais preparados para enfrentar o processo seletivo e aumentar suas chances de conquistar o tão sonhado cargo.

Começando pelos entrevistadores

O que eles esperam?

Durante uma entrevista de emprego, os entrevistadores geralmente procuram candidatos que possuem um conjunto de características que podem ser consideradas fundamentais para o sucesso no trabalho. Dentre essas características, podemos destacar: ser motivado, energético, persistente, responsável, honesto, dedicado, analítico e orientado para objetivos.

Portanto, na preparação para uma entrevista de emprego, é importante que o candidato esteja atento a essas características e saiba como destacá-las durante a entrevista, evidenciando seu potencial para a vaga em questão. Confira de maneira detalhada cada item citado:

Motivação, entusiasmo e consistência

Motivação é importante porque demonstra ao empregador que o candidato tem interesse e entusiasmo pela vaga em questão e está disposto a se dedicar a ela. Ser energético mostra que o candidato tem um bom nível de energia e disposição para desempenhar as tarefas do trabalho. Ser persistente indica que o candidato é capaz de enfrentar desafios e superar obstáculos, mesmo em situações adversas.

Responsabilidade, honestidade e dedicação

Ser responsável é fundamental, pois demonstra que o candidato é confiável e capaz de cumprir com suas obrigações e prazos. Ser honesto é uma qualidade valiosa, pois indica que o candidato é transparente e ético em suas ações e tomada de decisões. Ser dedicado é importante, pois demonstra que o candidato está comprometido em realizar um bom trabalho e em contribuir para o sucesso da empresa.

Organizado, bem orientado e foco

Um candidato analítico indica que é capaz de analisar informações e dados de forma crítica e objetiva, o que pode ser fundamental para tomar decisões importantes no trabalho. Ser orientado para objetivos é relevante, pois demonstra que o candidato é focado em alcançar resultados e em atingir metas pré-estabelecidas.

O grande momento

Como se preparar para entrevistas de emprego

O que sabem sobre o candidato

Entrevistas de emprego são  cruciais no processo seletivo, pois é onde o candidato tem a oportunidade de mostrar sua personalidade, comportamento e entusiasmo pelo trabalho.

Os entrevistadores já têm acesso ao currículo e aos testes realizados pelo candidato, mas é na entrevista que podem conhecer mais a fundo suas habilidades e experiências. 

Preparar para entrevistas de emprego
Preparar para entrevistas de emprego

Diferenciais de uma entrevista

É nesse momento que o candidato deve encantar a pessoa recrutadora, demonstrar seu interesse pela empresa e pela vaga em questão. Por isso, é importante se preparar com antecedência, estudar sobre a empresa e sobre o cargo, e treinar as respostas para perguntas comuns de entrevistas, demonstrando autoconhecimento e confiança durante a entrevista pelos quais podem fazer total diferença para que o candidato se destaque e conquiste o emprego desejado.

Seguindo essas dicas de comportamento, você estará mais bem preparado para enfrentar quaisquer entrevistas de emprego e se destacar como um candidato ideal para a vaga em questão.

Comportamento em entrevistas de emprego

Seja positivo e otimista

Durante a entrevista, é importante que o candidato seja positivo e otimista, pois isso demonstra entusiasmo e interesse pela oportunidade. Ninguém gosta de pessoas negativas, e essa atitude pode ser um fator decisivo na escolha do empregador.

Não feche portas

O candidato deve estar aberto a novas oportunidades, mesmo que isso signifique mudar de cidade ou estado. Se o entrevistador perguntar sobre a possibilidade de mudança, o candidato deve demonstrar flexibilidade e disposição para considerar essa opção, caso a oferta seja atraente.

Não fale mal de patrões anteriores

É importante evitar falar mal de patrões anteriores ou de qualquer pessoa. Essa atitude pode refletir negativamente na imagem do candidato e gerar desconfiança por parte do empregador.

Conheça a filosofia da empresa

Antes da entrevista, é importante pesquisar e conhecer a filosofia da empresa. Isso ajuda a evitar conflitos e a demonstrar que o candidato está alinhado aos valores e objetivos da empresa.

Demonstre interesse por desafios e envolvimento no trabalho

Como dito anteriormente, é importante que o candidato demonstre interesse por desafios e envolvimento no trabalho. Isso mostra que o candidato está motivado e disposto a se engajar em projetos e atividades relevantes.

Seja objetivo e evite respostas vagas

Objetividade em suas respostas evitando dar respostas vagas ou imprecisas. Respostas vagas podem passar uma impressão de falta de preparo ou de insegurança por parte do candidato.

Evite respostas curtas demais

Evitar dar respostas curtas demais, como "sim" ou "não", e aproveitar para comunicar suas qualidades e experiências de maneira sucinta, mas clara e objetiva.

Seguindo essas dicas de comportamento, o candidato estará mais bem preparado para enfrentar a entrevista de emprego e se destacar como um candidato ideal para a vaga em questão.

preparando para as perguntas comuns

entrevistas de emprego

Você é um líder? Ajudou a aumentar lucros? Ajudou a reduzir custos?

Começaremos pela pergunta que consideramos a mais importante para você ter conhecimento, afinal de contas, esta pergunta fará total diferença para a empresa ter uma noção de como você entregou resultados em seus trabalhos anteriores. 

Tal questionamento é comum em entrevistas de emprego, pois muitos empregadores buscam candidatos que tenham habilidades de liderança e que possam contribuir para aumentar os lucros ou reduzir custos da empresa. Se o candidato se encaixa nesse perfil, é importante destacar as suas experiências nessa área e as habilidades que o tornam um líder efetivo. Os entrevistadores já têm acesso ao currículo e aos testes realizados pelo candidato, mas é na entrevista que podem conhecer mais a fundo suas habilidades e experiências. 

Preparar para entrevistas de emprego

Se o candidato já teve experiência em liderança, ele deve destacar as ações que tomou para aumentar a produtividade da equipe ou reduzir custos da empresa. É importante apresentar resultados concretos, como por exemplo, aumento de vendas, redução de desperdícios, redução de horas extras, entre outros.

Caso não tenha experiência em liderança, o candidato pode destacar habilidades que o tornem um líder em potencial, como por exemplo, capacidade de trabalho em equipe, comunicação efetiva, resolução de conflitos, entre outros.

Independentemente da experiência em liderança, é importante mostrar como suas habilidades e experiências podem contribuir para o sucesso da empresa. É essencial que o candidato demonstre como as suas ações e decisões podem influenciar diretamente nos resultados financeiros da empresa e como podem contribuir para o sucesso da equipe.

Entrevistas de emprego

Demais Perguntas

Por que está deixando seu emprego atual?

Seja honesto, mas cuidado com críticas à empresa ou colegas de trabalho. Explique que está em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento profissional, e que essa vaga em questão é ideal para isso.

Quanto quer ganhar?

Pesquise a média salarial para a posição e cargo em questão na região onde está localizada a empresa. Seja realista e flexível, mas não deixe de valorizar suas habilidades e experiências.

Quais seus objetivos de longo prazo?

Demonstre sua visão de carreira e seus objetivos a longo prazo. Mostre que está disposto a investir em seu desenvolvimento profissional e que a vaga em questão pode contribuir para isso.

Quanto quer ganhar?

Sua visão de carreira e seus objetivos a longo prazo devem ser demonstradas. Mostre que está disposto a investir em seu desenvolvimento profissional e que a vaga em questão pode contribuir para isso.

Quais seus objetivos de curto prazo?

Mostre que tem metas de curto prazo alinhadas com as expectativas da empresa e do cargo em questão.

O que você procura em um emprego?

Explique suas motivações e expectativas em relação a um trabalho, como a possibilidade de aprender novas habilidades, trabalhar em equipe, desafios diários e um ambiente de trabalho agradável.

Por que acha que devemos contratá-lo?

Destaque suas habilidades e experiências que sejam relevantes para a vaga em questão, e mostre que tem entusiasmo e disposição para contribuir para o sucesso da empresa.

Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Explique que está acostumado a trabalhar sob pressão e que tem habilidades para lidar com prazos e situações de alta demanda.

Qual seu ponto forte?

Destaque suas principais habilidades e experiências que sejam relevantes para o cargo em questão. Seja claro e objetivo.

Qual seu ponto fraco?

Identifique um ponto fraco que possa ser trabalhado e melhorado, e mostre que está disposto a investir em seu desenvolvimento profissional.

De quanto tempo precisa para trazer uma contribuição para nossa empresa?

Seja realista e mostre que está disposto a se adaptar à empresa e ao cargo em questão. Destaque que tem habilidades e experiências que podem contribuir desde o início.

Quanto tempo pretende ficar conosco?

Demonstre interesse em fazer parte da empresa a longo prazo, mas deixe claro que está aberto a novas oportunidades de crescimento profissional.

O que achou de seu chefe anterior?

Seja cuidadoso ao responder essa pergunta. Evite críticas e destaque o que aprendeu com seu antigo chefe.

O que não gostava no seu emprego anterior?

Identifique aspectos que não eram ideais para você e explique que está buscando novas oportunidades para crescer e se desenvolver profissionalmente.

Prontifica-se a substituir seu chefe?

Demonstre que está disposto a contribuir para a empresa e que está aberto a assumir novas responsabilidades, mas seja realista e evite criar expectativas que possam não ser atingidas.

Sim carreira

Preparar para entrevistas de emprego é essencial para ter sucesso na conquista de uma vaga desejada. Além de estudar sobre a empresa e o cargo em questão, é importante se atentar para alguns detalhes no dia da entrevista.

Para causar uma boa impressão, é importante chegar cedo e aproveitar o tempo de espera para repassar mentalmente sua estratégia. A aparência deve ser impecável e formal, e é fundamental dar um aperto de mão firme e manter um sorriso agradável no rosto. É importante responder às perguntas com entusiasmo, manter a postura ereta na cadeira e escutar atentamente o entrevistador.

Por outro lado, há alguns comportamentos que devem ser evitados na hora da entrevista, como levar outra pessoa consigo, fumar, pedir desculpas na hora de falar sobre pontos fracos, usar óculos escuros ou contar piadas. Além disso, é importante evitar discussões sobre temas controversos, como religião, política ou futebol.

Por fim, é importante cuidar bem da sua higiene e evitar a curiosidade de olhar o que está à mesa do entrevistador. Seguindo essas dicas, o candidato estará mais preparado para causar uma boa impressão e ter sucesso na entrevista de emprego. 

Gostou deste artigo? Confira outros relacionados a este tema!

Contratação de Funcionários

Como o processo é feito?

Contatação de Coordenadores

O que você precisa saber.

Contratação de Altos Executivos

O que você precisa saber.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.