A personalidade tem sido estudada há séculos e hoje em dia há várias formas de avaliar e classificar perfis comportamentais, embora nem todas sejam embasadas cientificamente. O perfil comportamental DISC é um teste de personalidade bem interessante, que pode aumentar o autoconhecimento do indivíduo. Ele também vem sendo utilizado por empresas no processo de recrutamento e seleção como uma forma de conhecer melhor o candidato.
Perfil comportamental DISC
O teste de perfil comportamental DISC, desenvolvido pelo psicólogo William Moulton Marston na década de 1920, é um método popular, direto, padronizado e relativamente fácil de avaliar estilos e preferências comportamentais. A ferramenta classifica o comportamento das pessoas em quatro tipos, conforme você pode ver logo abaixo, com a explicação de o que significa DISC. Em inglês, as siglas representam Dominance (D), Influence (I), Steadiness (S), Compliance (C).
- Dominância (D): Orientado aos resultados e resolução de problemas e desafios
- Influência (I): Orientado às pessoas e relações interpessoais
- eStabilidade (S): Orientado à segurança e equilíbrio
- Cautela (C): Orientado à conformidade das regras e estruturas
Além disso, o teste de perfil comportamental DISC considera os aspectos “tarefa” versus “pessoas”, mostrando se o indivíduo tem uma personalidade mais voltado para o que deve ser feito ou mais orientado às pessoas, assim como se o indivíduo possui uma tendência a ser mais reservado ou mais extrovertido.
Essas escalas de preferência formam os eixos do teste de perfil comportamental DISC, os quais podem ser visualizados na imagem abaixo:
Análise comportamental DISC
O mapeamento de perfil comportamental DISC usa dados padronizados de uma grande quantidade de indivíduos que já realizaram esse teste de perfil comportamental. Estar ciente dos perfis comportamentais DISC pode te ajudar no seu autoconhecimento, para que você possa entender as suas preferências e fortalezas, bem como suas dificuldades e oportunidades de melhoria. Inclusive, a ferramenta pode ser utilizada para dar um direcionamento no escopo de trabalho com o qual o indivíduo pode ter mais afinidade e para facilitar a forma como ele lida com diferentes tipos de pessoas na vida pessoal.
Por exemplo, um profissional que trabalha como cientista na NASA, enviando foguetes tripulados para o espaço, geralmente precisa ter muito cuidado, metodologia, processo e precisão no cargo. Ao possuir um traço C (Cautela e Conformidade) mais pronunciado no seu perfil comportamental, o indivíduo teria uma afinidade maior com esse tipo de trabalho.
No lado pessoal, caso a pessoa tenha um traço C mais acentuado, ela tende a ser uma pessoa analítica, prudente, meticulosa e sistemática. Dessa forma, caso queira convencer uma pessoa que tenha um traço C proeminente, não apele para o emocional, mas mostre o processo e a racionalidade utilizados para tomar a decisão.
A partir do momento em que entendemos que todos nós possuímos preferências distintas e específicas, é possível melhorar os relacionamentos interpessoais e gerenciar os membros da equipe de maneira que atenda às inspirações de cada um, assim como aquelas preconizadas pela empresa.
Análise comportamental DISC em empresas
Muitas empresas utilizam a análise comportamental DISC para ajudar no recrutamento de equipes com características esperadas para a função a ser preenchida e de acordo com a cultura da empresa. Uma empresa muito focada em resultado, visão de dono e meritocracia, por exemplo, pode acreditar que um profissional com um perfil D (dominância) pode se encaixar melhor com o estilo da empresa. Apesar desse teste ser utilizado em alguns processos seletivos em caráter eliminatório, em muitos casos trata-se de uma ferramenta utilizada apenas para tentar entender o novo colaborador, servindo de base para uma gestão e desenvolvimento mais adequado do profissional.
Ao ter o conhecimento de que o resultado do teste de perfil comportamental DISC do seu colaborador pode auxiliar na compreensão de sua personalidade e preferências, o entrosamento entre todos os colaboradores tende a ser mais fluido. Inclusive, em algumas empresas, o resultado do teste de cada colaborador é divulgado entre os demais membros da equipe para que todos saibam a melhor forma de lidar e interagir uns com os outros.
Como uma das ferramentas de avaliação comportamental disponíveis às empresas e ao público em geral, o modelo DISC ajuda as pessoas a entenderem suas diferenças para que possam trabalhar juntas com maior eficiência e produtividade.
Considerações finais sobre o método DISC
Em suma, o teste de perfil comportamental DISC é uma ferramenta de grande utilidade no que diz respeito a conhecer a si próprio e ao outro, compreendendo a razão pela qual as pessoas agem de determinada forma. A análise de comportamento DISC pode ajudar a melhorar o recrutamento; o desenvolvimento do indivíduo; o trabalho em equipe; o atendimento ao cliente; a resolução de problemas interpessoais, dentre outras vantagens.
Na internet, você consegue encontrar o teste de perfil comportamental DISC gratuito e a versão paga, que acaba por gerar um relatório oficial e muito mais detalhado. Independente do teste que você utilizar, é importante ressaltar que não existe um perfil melhor que outro, ou mesmo que o perfil de um indivíduo será o mesmo ao longo de toda a sua vida.
Também é importante estar ciente de que esse teste não é reconhecido pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). Isso significa que, apesar de ser amplamente utilizado como uma ferramenta de autoconhecimento e muitas vezes ser uma etapa em processos seletivos de empresas, o teste de personalidade DISC não possui embasamento científico comprovado, razão pela qual, caso ele seja utilizado, recomenda-se cautela na análise para a definição do perfil comportamental do indivíduo.
Está buscando entender melhor sobre o seu perfil comportamental para alavancar a sua carreira? Conte com a Sim Carreira para te auxiliar no processo!
Te preparamos para a transição de carreira e mostramos o caminho do sucesso em sua carreira de acordo com a sua necessidade e seus objetivos através de nossa consultoria 100% online.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado