O que é a Síndrome do Fantástico

O que é a síndrome do fantástico

Você já ouviu falar na síndrome do Fantástico ou na síndrome da vinheta do Fantástico? Ela também pode ser chamada de uma tristeza que acomete algumas pessoas no domingo à noite, devido ao término do final de semana e a proximidade da tão temida Segunda-feira.

Essa síndrome acontece quando a pessoa fica triste, inquieta, tensa ou tem crises de ansiedade com o final do domingo. Esse nome foi dado, justamente, porque coincide com a vinheta de abertura do programa dominical, que nos lembra do início de uma nova semana de trabalho.

Geralmente, esse fenômeno acontece com pessoas que vivem na modalidade 5 por 2, ou seja, trabalham por 5 dias infelizes e depositam toda a sua felicidade nos 2 dias do final de semana.

Se você é do tipo que sofre com a síndrome do Fantástico, este artigo vai ajudá-lo a fazer as pazes com a segunda-feira e com os dias de trabalho e a não depositar toda a sua felicidade e expectativas apenas nos finais de semana. Afinal, a vida é bem mais do que isso. Vamos lá?

 

A Síndrome do Fantástico

É domingo à noite e, de repente, você ouve a música de abertura do programa Fantástico, na Rede Globo de Televisão e começa a ter uma sensação de que acabou a alegria e precisa se preparar para mais uma semana de trabalho que se inicia.

Muitas pessoas sentem-se assim e ficam se lamentando pela segunda-feira, colocando nesse dia todas as frustrações de terem que recomeçar em uma empresa onde não gostam de estar, em um cargo que não gostam de exercer.

Ainda existem pessoas que acham que o trabalho é um grande sacrifício, onde trocam horas do seu dia por uma remuneração mensal e a trégua só acontece na sexta-feira, após o expediente e final de semana, que se torna o único momento de aproveitar a vida.

 

O que fazer para melhorar minha segunda-feira?

Não é necessário amar a segunda-feira, mas quando o primeiro dia da semana se transforma em um problema, há algo que precisa ser investigado.

Afinal, o maior incentivo para as pessoas é saber que na segunda-feira elas começam a produzir e dão passos em busca de seus sonhos.

Pensando nisso, destacamos algumas estratégias que podem ajudar a superar essa aversão, combater a preocupação com manhã de segunda-feira, e atingir o bem-estar profissional. Confira!

    1. Descubra o que te motiva;
    2. Mude a percepção que você tem sobre o trabalho;
    3. Altere alguns hábitos;
    4. Prepare-se para a semana;
    5. Tenha um plano para ser bem-sucedido;
    6. Busque auxílio profissional.

A seguir, apresentamos as estratégicas para combater a síndrome do fantástico em maiores detalhes.

 

Descubra o que te motiva

Existem fatores que contribuem para a motivação interna e externa, mas é preciso praticar o autoconhecimento para descobrir o que faz o coração bater mais forte, quando o assunto é a carreira profissional. Afinal, quais as suas motivações pessoais e profissionais?

Se passamos boa parte de nossas vidas no trabalho, é muito injusto consigo mesmo usar uma média de 30 anos fazendo algo que não gosta.

Pode ser difícil definir claramente o que fazer no futuro, mas é importante entender que a resposta para essa questão pode esclarecer sobre como você está hoje e onde quer estar no futuro.

Mude a percepção que você tem sobre o trabalho

O autoconhecimento é fundamental para que você compreenda que o trabalho não deve ser um sacrifício e sim uma forma de fazer a diferença dentro de uma organização, onde outras pessoas também fazem parte e devem ter o mesmo propósito.

Após descobrir que você está no lugar certo é hora de mudar o seu olhar e o seu comportamento com relação a isso, pois quando mudamos de um mindset fixo para mindset de crescimento, a nossa visão as coisas ao nosso redor passam a ter um novo significado.

Altere alguns hábitos

Depositar no sábado e no domingo toda a expectativa de felicidade de sua vida é um grande erro, e pode gerar uma imensa frustração.

Por isso, é importante estabelecer uma rotina saudável e positiva durante todos os dias, ao longo da semana e do final de semana. É importante encontrar tempo para atividades que tragam prazer e relaxamento, como hobbies, exercícios físicos ou estar com amigos e familiares sempre que possível.

Lembre-se que alguns hábitos podem ser incluídos também nos dias de semana: que tal um jantar em família às quartas-feiras e uma hora de brincadeira com os filhos ou com os pets na segunda-feira?

Novos hábitos em dias comuns podem fazer com que eles sejam mais leves e produtivos.

Prepare-se para a semana

Outra estratégia é tentar antecipar e preparar-se para as tarefas da semana seguinte, fazendo uma lista de coisas a fazer e organizando a agenda. Dessa forma, é possível evitar a sensação de descontrole e desorganização, que podem contribuir para o sentimento do domingo à noite.

Tenha um plano para ser bem-sucedido

Ao seguir as instruções anteriores, é hora de ter um plano para fazer mais e melhor na função que você exerce agora, ou então fazer uma transição de carreira.

Muitas pessoas deixam suas vidas entrarem no piloto automático e esquecem que podem mudar de opinião, de propósito e porque não, de carreira. Afinal de contas, o protagonista da sua carreira é você.

Ter um plano de carreira é como possuir uma bússola norteadora rumo ao sucesso profissional. É esse plano que vai mostrar se suas ações estão indo na direção do seu propósito, ou se você está sendo direcionado por terceiros.

Busque auxílio profissional

Por fim, é importante buscar ajuda profissional se o sentimento do domingo à noite se tornar persistente ou muito intenso, interferindo na qualidade de vida e na capacidade de realizar tarefas cotidianas.

A psicoterapia pode ajudar a identificar e lidar com os fatores que estão causando ansiedade e depressão, além de oferecer estratégias para lidar com esses sentimentos.

Caso seja identificado que o problema se segunda-feira não é trabalho em si, mas que o ambiente profissional é um que precisa ser mudado, considere conversar com job hunters para iniciar o processo de uma recolocação profissional.

 

Conclusão

Embora seja comum, a síndrome do Fantástico pode ter um impacto negativo significativo na saúde mental e emocional das pessoas, afetando sua produtividade e qualidade de vida.

Para lidar com esse fenômeno, é importante aprender a gerenciar o estresse e a ansiedade, criando rotinas e hábitos que ajudem a manter o equilíbrio emocional ao longo da semana. Algumas estratégias úteis incluem a prática de exercícios físicos, a meditação e a organização do tempo e das atividades.

Também é importante reconhecer que a síndrome do Fantástico não é uma condição permanente e que pode ser superada com o tempo e o esforço pessoal. Com a abordagem adequada, é possível transformar essa sensação em uma oportunidade para crescer e se desenvolver, aproveitando cada nova semana como uma chance de evolução e aprendizado contínuo.

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